Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Novembro II Semana da Consciência Negra da UFOPA acontece de 28 a 30/11

II Semana da Consciência Negra da UFOPA acontece de 28 a 30/11

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 28

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio dos programas de extensão “Africanidades em sala de aula” e “Mapeamento das casas/terreiros de religiões de matriz afro e/ou ameríndia da cidade de Santarém”, e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) realizam a II Semana da Consciência Negra da UFOPA e o III Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Município de Santarém-PA, de 28 a 30 de novembro de 2012.

O evento contará com palestras, oficinas, debates, exibição de filmes e atrações culturais, que acontecerão nos campi Rondon e Tapajós da UFOPA, na Escola Municipal Sofia Imbiriba e no Amazônia Boulevard. A conferência de abertura, “África: do sonho da 'Independência' (1960) à armadilha da Globalização (escravatura moderna)”, será proferida por Elói Biquer Silva Rosa Gomes, doutorando do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e natural da Guiné-Bissau, mediado pelo Prof. Luiz Fernando de França (Letras/UFOPA). A abertura acontece a partir das 18 horas do dia 28/11 no Auditório Wilson Fonseca, no Campus Rondon.

Inscrições

A participação no evento é aberta a toda a sociedade. As inscrições são gratuitas e estarão sendo feitas até o dia 28/11 na SEMED (Av. Rui Barbosa, 1491 - Centro), no Campus Rondon (Av. Marechal Rondon, s/n – Caranazal) e no Campus Tapajós (R. Vera Paz, s/n – Salé).

São oferecidas as seguintes oficinas, com vagas limitadas:

- Africanidades em sala de aula: elaborando materiais didáticos para Educação Básica (Prof. Luiz Fernando de França e bolsistas – UFOPA);

- Capoeira Angola (Grupo ANGOLAL);

- Capoeira Regional (ACAMP);

- Cartografia Social Quilombola (Profa. Judith Costa Vieira – UFOPA);

- Educação para as relações étnico-raciais e a educação infantil (Nonata Passos – SEMED);

- Etnomatemática (Profa. Patrícia da Silva - SEMED);

- História da África (Elói Biquer Silva Rosa Gomes – NAEA/UFPA);

- Organização das mulheres quilombolas (Águida Vasconcelos – SEMED/FOQS);

- Territórios quilombolas e regularização fundiária (Givânia Silva – INCRA/Brasília).

Confira e programação completa em http://www.africanidadesufopa.com/.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

26/11/2012