Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Novembro II Semana da Consciência Negra da UFOPA termina nesta sexta, 30

II Semana da Consciência Negra da UFOPA termina nesta sexta, 30

Termina hoje, 30, a II Semana da Consciência Negra da UFOPA, realizada juntamente com o III Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Santarém-PA. O evento, iniciado no último dia 28, é promovido pela UFOPA, por meio dos programas de extensão “Africanidades em sala de aula” e “Mapeamento das casas/terreiros de religiões de matriz afro e/ou ameríndia da cidade de Santarém”, e pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED).

“Estamos trabalhando com várias temáticas que circulam a educação, e sobretudo as relações étnico-raciais”, explicou o coordenador do evento, Prof. Luiz Fernando de França. Um dos temas debatidos é a implementação no município das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. A conferência de abertura, sobre história da África, foi proferida por Elói Biquer Gomes, natural de Guiné-Bissau e doutorando da UFPA. As oficinas, palestras e debates passam, ainda, por eixos como cultura afro-brasileira, capoeira e cartografia social quilombola.

O segundo dia contou com a palestra sobre “Educação escolar quilombola”, proferida por Givânia Silva, coordenadora de Regularização de Territórios Quilombolas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Brasília-DF. Segundo ela, entre os principais desafios nesse sentido estão: o diálogo com estados e municípios para garantir a implementação das diretrizes curriculares nacionais de educação escolar quilombola, instituídas na última semana; a formação inicial e continuada dos professores e a construção de uma educação “com”, e não “para”, os quilombolas. O município de Santarém possui, atualmente, 10 comunidades quilombolas.

A programação segue nesta sexta-feira no Auditório Wilson Fonseca, no Campus Rondon, com a realização de minicursos e oficinas pela manhã. Às 15 h acontecerá o painel “Projetos de Extensão (PROEXT/MEC) e o recorte étnico-racial em Santarém”, com os professores Carla Ramos (UFOPA), Edna Galvão (UEPA) e Luiz Fernando de França (UFOPA), e às 16h30, relatos de experiência com professores da educação básica.

Para mais detalhes, acesse http://www.africanidadesufopa.com/.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

30/11/2012