Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Novembro Consun aprova criação do Instituto de Saúde Coletiva

Consun aprova criação do Instituto de Saúde Coletiva

Consun aprova criação do Instituto de Saúde Coletiva

Reunião Extraordinária do Consun/UFOPA - 8/11/2013 - Acervo UFOPA

A previsão é de que no 2º semestre de 2014 o novo instituto comece a ofertar o BI em Saúde Coletiva

O Conselho Universitário da UFOPA, em reunião extraordinária ocorrida na última sexta-feira, dia 8, aprovou por unanimidade a criação do Instituto de Saúde Coletiva (ISCO). O instituto será a sétima unidade acadêmica da UFOPA e ofertará inicialmente, além do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Coletiva (BISCO), os bacharelados em Farmácia, já existente, em Medicina e em Nutrição. Com a criação do ISCO, a UFOPA mais uma vez se destaca como agente estratégico na consolidação de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida na região por meio da oferta de ensino superior no interior da Amazônia.

A criação do novo instituto é resultado de esforço e também de grande estímulo, tanto da Secretaria de Educação Superior (SESu) quanto da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) ambas subordinadas ao Ministério da Educação (MEC). “Conhecendo a nossa estrutura acadêmica, as secretarias sugeriram, em virtude do lançamento do Programa Mais Médicos, que a UFOPA aproveitasse a oportunidade e se inserisse de forma efetiva na região, criando algo voltado para a saúde coletiva. Aceitamos o desafio no ato e desde então começamos os trabalhos para a criação do instituto”, disse o reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço.

Foi nesse sentido que se elaborou um levantamento minucioso dos recursos humanos e da estrutura física, com a colaboração da PROEN, de representantes do Programa de Farmácia do IBEF, do CFI, do ICED e da sociedade civil. Durante a reunião do Consun, um breve relato deste estudo foi apresentado pela Prof. Dra. Dóris Santos de Faria aos membros do conselho: “Com relação aos docentes da UFOPA, no curso de Farmácia computamos 14 profissionais, cinco professores, sendo um médico que já atua no curso, e mais 9 vagas previstas para concurso público. No curso de Biologia, 20 profissionais atuarão na formação básica no curso de Saúde Coletiva. Externos à instituição, sondamos 15 profissionais que podem atuar na formação como preceptores; são médicos e também o pessoal existente nas instituições de ensino superior em Santarém, que podem atuar como parceiras”, disse. Como a proposta já havia sido aprovada na Câmara Acadêmica, que seguiu o voto do relator, Prof. Dr. José Aquino, a criação do ISCO foi aprovada por unanimidade pelo Consun.

Unidades de Saúde

Ainda de acordo com o estudo, a estrutura física de suporte para as ações de ensino e extensão do Instituto de Saúde Coletiva da UFOPA seria complementada pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém; Hospital 9 de Julho, em Juruti; e centros comunitários dos municípios de Aveiro e Belterra; além do Navio-Hospital Abaré I, que já atende três localidades.

A previsão de oferta de vagas para o novo instituto é para o segundo semestre de 2014, pois de acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. José Aquino, relator do processo que normatizou o ISCO, o próximo passo é a construção da proposta pedagógica dos cursos.

Percurso acadêmico

O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Coletiva da UFOPA terá 2.800 horas ofertadas em 3 anos. Dessas 2.800 horas, 400 serão de estágio em postos de saúde e hospitais.

Na educação continuada, o instituto ofertará também especializações com 400 a 800 horas a mais. No percurso clássico de graduação profissional, o ISCO ofertará os cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição, além de pós-graduação em cursos de especialização, mestrados e doutorados profissionais e acadêmicos.

Navio-Hospital Abaré I

Outra questão favorável para a criação do instituto e também para a saúde pública de municípios da região Oeste do Pará é a futura gestão do Navio-Hospital Abaré I, embarcação em processo de aquisição pelo Ministério da Saúde, para repasse à universidade, através da Diretoria de Ações Básicas (DAB). Na última semana a UFOPA deu mais uma passo neste sentido, com a notícia de que a instituição será habilitada pelo Ministério da Saúde para ser cadastrada na Divisão de Convênios e Gestão (DICON).

É por meio desse cadastro que a UFOPA fará convênios com o Ministério da Saúde para a gestão dos serviços de saúde oferecidos pelo Navio-Hospital Abaré I. Entre os programas previstos estão o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), o Programa Saúde da Família, o Mais Médicos para o Brasil, o Residência em Saúde (Pró-Residência), Telessaúde, entre outros, todos voltados para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

A UFOPA firmará também convênios com outras universidades para uso do Abaré I em atividades de ensino, pesquisa e extensão e com prefeituras municipais para ações básicas de saúde em áreas ribeirinhas da região Oeste do Pará.

De acordo com o reitor Seixas Lourenço, o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Coletiva estará voltado para a questão da atenção básica em saúde, focando na formação de profissionais que entendam o sistema único de saúde (SUS). “A grande discussão hoje na corporação médica é em função do perfil de profissional que está se formando, pois há uma grande dificuldade de atender regiões como a nossa. Acredito que daremos uma contribuição substantiva neste sentido. Inclusive, no âmbito da Farmácia, já temos um projeto em fase de implantação com o apoio da Anvisa, que por meio de uma unidade para a produção de fitoterápicos, sob a coordenação da Profa. Dra. Rosa Mourão, fornecerá cápsulas de fitoterápicos para o SUS em Santarém”, ressaltou o reitor.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

11/11/2013

O reitor da UFOPA apresenta ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a proposta de criação do Instituto de Saúde Coletiva da UFOPA