Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Novembro Resultado do processo eleitoral de consulta da UFOPA

Resultado do processo eleitoral de consulta da UFOPA

Foi encerrada por volta da 1h da manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, a apuração dos votos de discentes, docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que participaram do primeiro processo de consulta direta à comunidade acadêmica para a escolha do reitor e do vice-reitor da instituição. A Mesa Apuradora, que iniciou os trabalhos por volta das 20h30 do dia 19, validou os votos em separado e averiguou possíveis duplicidades de votação. A última urna, instalada no Câmpus de Itaituba, chegou ao Câmpus Tapajós – local da apuração -, em Santarém, por volta das 21h30.

O resultado da apuração deu a vitória à Chapa 2: Gestão Participativa com Excelência, que obteve 41,8% das intenções de voto, aplicando-se a fórmula prevista no Regimento Eleitoral. Com o mesmo cálculo, a Chapa 1: Orgulho de Ser UFOPA obteve 37,1% das intenções de votos.

Confira os números absolutos de votantes por categoria, incluindo os votos em separado, em Santarém e nos câmpus do interior (Alenquer, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná):

Chapa 1: Orgulho de Ser UFOPA

Docentes: 97

Técnicos: 177

Discentes: 1400

Chapa 2: Gestão Participativa com Excelência

Docentes: 132

Técnicos: 112

Discentes: 2800

Votos Brancos e Nulos: 33

O resultado foi anunciado pelo estudante Eduardo Wanghon, presidente em exercício da Comissão Eleitoral de Consulta. “Gostaria de parabenizar a atuação de todos nesse processo. Nós tivemos um momento histórico, que foi a primeira consulta eleitoral, e espero que esse processo democrático crie frutos na nossa universidade. Foi uma lição, que nós devemos tomar como grande aprendizado, para que saibamos dialogar entre as categorias e construir uma universidade democrática, que é o que todos queremos”, declarou.

A presidente da Comissão, Profa. Dra. Tânia Brasileiro, explica que, após o fechamento das atas, o resultado será encaminhado ao Conselho Universitário (CONSUN), que se reunirá, em caráter extraordinário, na próxima segunda-feira (25/11) para homologação do resultado e elaboração da lista tríplice. “Acompanhando o que determina o Regulamento, o nome do candidato mais votado deverá ser encaminhado pelo CONSUN para o Ministério da Educação (MEC)”.

Comunicação/UFOPA

20/11/2013