Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Novembro Universidade concederá auxílio financeiro a cursistas do PARFOR

Universidade concederá auxílio financeiro a cursistas do PARFOR

Alunos regularmente matriculados na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), já têm direito a bolsa de auxílio financeiro no valor de 400 reais. O benefício faz parte do Programa Institucional de Bolsas aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN) em sua última reunião, e passou a valer a partir do dia 25 de outubro de 2013.

“Em 2011, a representação da UFOPA no Encontro dos Gestores Institucionais do PARFOR, realizado em Brasília, registrou a preocupação com uma política diferenciada para o PARFOR na região Norte, devido a suas peculiaridades. Um dos desafios da região está associado ao deslocamento e à permanência dos professores-cursistas durante a realização das etapas de formação, uma vez que na sua grande maioria eles têm residência e local de trabalho distantes do local de realização das etapas dos cursos”, informou o presidente da Câmara de Assuntos Acadêmicos (CAC) do CONSUN, Prof. José Antônio de Oliveira Aquino, em seu parecer durante a X Reunião Extraordinária da CAC, em 8 de novembro de 2013.

Inicialmente o benefício será concedido a professores-cursistas que têm vínculo efetivo com as secretarias municipais e estaduais de educação. Porém, a UFOPA está pleiteando junto à Capes que o auxílio seja estendido a todos os cursistas, independentemente do tipo de vínculo. “Consciente da situação de muitos professores que têm vinculação temporária, estamos encaminhando novo ofício à Capes, solicitando que este benefício também seja estendido aos professores cursistas que não são do quadro das respectivas secretarias de Educação. Esperamos que nas próximas semanas possamos ter uma resposta positiva da direção daquele órgão”, esclareceu o reitor da UFOPA, Prof. José Seixas Lourenço.

Atualmente a universidade atende 3 mil e quinhentos alunos por meio do PARFOR. A cada ano, serão destinados 300 mil reais para o Programa Institucional de Bolsas. Além de Santarém, a universidade atua, no âmbito do PARFOR, também nos municípios de Alenquer, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

14/11/2013