Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Outubro Jornada Acadêmica certifica melhores trabalhos

Jornada Acadêmica certifica melhores trabalhos

Os melhores trabalhos receberam certificado de honra ao mérito

Depois de cinco dias de palestra, apresentações de trabalhos, oficinas e minicursos, a programação da II Jornada Acadêmica da UFOPA chegou ao fim, na última sexta-feira, dia 25, com a entrega de certificados de honra ao mérito para os melhores trabalhos apresentados em 2013.

Mais uma vez, como ocorreu durante toda a jornada, o Auditório 1 do Bloco de Salas Especiais do Câmpus Tapajós estava lotado, e todos esperavam o anúncio dos autores contemplados. Porém, antes da revelação, os alunos Jorge Kamassury e Lucas Ximenes contaram um pouco das experiências vividas durante o período em que participaram do programa Ciência Sem Fronteiras, em Portugal e no Chile.

Logo em seguida, como ocorreu em 2012, os representantes do comitê externo de avaliação dos Programas Institucionais de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Profa. Dra. Suely Mascarenhas (UFAM) e Prof. Dr. Mohammed Saad Lalou (UFC), apresentaram suas considerações, avanços e pontos de fracos, observados durante a avaliação. De modo geral, o comitê de avaliação considerou como muito bom o desempenho dos bolsistas e o envolvimento de toda a instituição na realização. “O envolvimento de todos estimula a participação de novos alunos nos programas”, ressaltou a Profa. Suely Mascarenhas.

PIBID

De acordo com o Prof. Dr. José Aquino Oliveira, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, este ano, os bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) apresentaram suas experiências na docência durante o Seminário de Graduação. “A participação efetiva de nossos alunos na jornada, dar visibilidade para os nossos programas institucionais de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, e iniciação à docência e monitoria, é fundamental para que tenhamos uma cultura de inovação na universidade”, acredita.

Naelson Barbosa, bolsista PIBID de Inglês, foi um dos autores que recebeu certificado de honra ao mérito pelo desenvolvimento de histórias em quadrinhos (HQs) para o ensino de inglês em escolas da rede pública de ensino, Álvaro Adolfo. “O nosso grupo, durante um ano, produziu materiais de apoio didático. Trabalhamos muito e é muito gratificante ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido na escola”, disse o bolsista.

Outro trabalho que recebeu honra ao mérito foi o estudo do processo de gramaticalização do verbo querer. Nela, Jarlison da Silva Garcia observou algumas construções frasais do tipo “fulano estar querendo gripar”. De acordo com Jarlison, a pesquisa de cunho funcionalista, desenvolvida no Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará – GELOPA, desenvolveu um estudo pancrônico, isto é, um estudo de junção de sincronias. “Este verbo está gramaticalizado, ele está em função de auxiliar, exercendo valor aspectual. E depois buscamos no estudo pancrônico, identificar a partir de que período este tipo de construção começou a se utilizada. Nisso, descobrimos que em 1941, numa peça de Nelson Rodrigues, aparecia  estão "querendo botar uma bomba"”.

Na avaliação do Prof. Dr. Marcos Ximenes Pontes, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), o grande envolvimento de alunos, professores demonstrou a força institucional da universidade. “A Jornada foi um grande sucesso, pois tivemos a apresentação de mais de 150 trabalhos apresentados, premiamos 15 trabalhos do PIBIC. Premiamos também mais de 10 trabalhos relacionados ao ensino, além de 10 trabalhos de alunos de pós-graduação, então foi uma integração muito grande de várias atividades e vários segmentos de nossos estudantes. Considero esse sucesso uma grande demonstração da força institucional da UFOPA, da busca por integração do conhecimento, e do entusiasmo que a universidade tem, tanto do lado da administração quanto dos estudantes e professores, com os programas PIBIC, PIBITI, e também os programas de monitoria, pós-graduação”, concluiu.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

29/10/2013