Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Outubro Lançamento do Observatório de Criminalidade do Tapajós nesta quinta, 7/11

Lançamento do Observatório de Criminalidade do Tapajós nesta quinta, 7/11

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), convida a comunidade para o lançamento do projeto Rede Brasil-Amazônia de Gestão Estratégica de Defesa, Segurança e Desenvolvimento e do Observatório de Criminalidade do Tapajós – Santarém e Áreas de Fronteira, iniciativas da Universidade Federal do Pará (UFPA), da UFOPA e da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O lançamento ocorrerá no dia 7 de novembro de 2013, às 9 horas, na sala 7 do prédio anexo ao Câmpus Amazônia (Av. Mendonça Furtado, 2946).

Sob a coordenação do Prof. Jarsen Guimarães na UFOPA, o Observatório irá mapear a criminalidade no município de Santarém e áreas de fronteira (Alenquer, Almeirim, Óbidos e Oriximiná). Serão construídos indicadores mensais, sendo os principais: crimes contra a vida, contra o patrimônio, contra os costumes, tráfico de entorpecentes, homicídio e acidentes de trânsito. Os dados, divididos por bairro e por área de fronteira, serão divulgados em um sítio eletrônico.

Os primeiros indicadores deverão ser divulgados até o mês de dezembro, com os dados dos meses de julho a novembro de 2013. O projeto conta com a parceria da Polícia Militar do Pará, do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e do Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

5/11/2013