Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Outubro Reitor da UFOPA é escolhido Personalidade Amazônica no Prêmio Samuel Benchimol

Reitor da UFOPA é escolhido Personalidade Amazônica no Prêmio Samuel Benchimol

O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prof. José Seixas Lourenço, foi escolhido a Personalidade Amazônica nos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2013. As premiações anuais foram instituídas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pelo Banco da Amazônia, com apoio da Confederação Nacional da Indústria e do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa. Na edição 2011, o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da UFOPA foi premiado com o 1º lugar na categoria Suporte ao Desenvolvimento Regional.

O Prêmio Samuel Benchimol reconhece e homenageia projetos inovadores nas categorias ambiental, econômico-tecnológica e social, bem como pessoas (empresários, executivos, acadêmicos, gestores de políticas públicas etc.) que contribuem para o desenvolvimento sustentável da região - categoria Personalidade Amazônica. Já o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente identifica projetos com abordagem integrada e iniciativas de suporte ao desenvolvimento regional, com o objetivo de estimular iniciativas inovadoras nos campos econômico e educacional.

A indicação do reitor da UFOPA para concorrer à categoria partiu da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) e da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA). O julgamento dos prêmios ocorreu no último dia 17 de outubro em Boa Vista (RR) pela Comissão Julgadora, que é composta por representantes das entidades promotoras e apoiadoras dos prêmios dos diversos Estados da Amazônia Legal, um representante da família do Professor Samuel Benchimol e membros de livre escolha do presidente executivo e da presidência do Banco da Amazônia, que podem mudar a cada ano. As categorias são julgadas por subcomissões temáticas, com exceção da Personalidade Amazônia e da Empresa da Amazônia, decididas pelo plenário da comissão.

Seixas Lourenço atribui a escolha de seu nome ao trabalho como gestor de instituições da região, levando em consideração a dimensão amazônica dos prêmios. Ele foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e presidente-fundador da Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz) e, desde 2009, é reitor pro tempore da UFOPA.

A sessão solene de outorga dos prêmios está marcada para o dia 22 de novembro de 2013 na sede da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), em Boa Vista.

Para conferir a lista de agraciados dos prêmios em 2013, acesse: www.amazonia.mdic.gov.br

Comunicação/UFOPA

23/10/2013