Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Setembro Comunicado do CTIC/UFOPA

Comunicado do CTIC/UFOPA

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação vem à comunidade da UFOPA prestar esclarecimentos a respeito dos problemas de internet na UFOPA.

Recentemente temos enfrentado problemas, que segundo o fornecedor do equipamento, estão relacionados a interferências de outros rádios aqui em Santarém. Essas interferências no rádio vêm afetando drasticamente a velocidade de Internet da UFOPA. Já fizemos monitoramento do link para identificar essas interferências e modificamos nossa frequência de rádio, dentro das permitidas para o equipamento, homologado pela ANATEL. Contudo, melhorou muito pouco.

Sabemos que a solução definitiva para essa situação é a rede metropolitana de fibra óptica, a qual está em fase de implantação em Santarém. Já chegaram os equipamentos, a fibra óptica já está lançada e os técnicos já fizeram treinamento para os equipamentos na semana de 09 a 13 de setembro; ficando pendente a configuração e ativação por parte da RNP. Entretanto, apesar da previsão do funcionamento pleno dessa rede metropolitana ser para o final desse ano, não está prevista uma data exata, apesar dos trabalhos estarem sendo executados conforme o cronograma definido pelo comitê gestor.

Por conta desses fatores continuamos com sérios problemas de Internet aqui na UFOPA. Nesse sentido, estamos trabalhando com a solução de fibra óptica e, ao mesmo tempo, tomando providências imediatas, no sentido de trocar os rádios do nosso link adquirindo um equipamento que opere em uma frequência diferente, isenta das interferências dos demais equipamentos em operação (provedores) aqui em Santarém, dado que esse equipamento exige uma frequência licenciada pela ANATEL.

Além disso, em contato feito com a RNP, deixamos bem claro que com a implantação da rede metropolitana de fibra óptica, seja fornecido um enlace de maior capacidade para a UFOPA, dado que hoje dispomos de no máximo 50 MB o qual não nos atende plenamente."

Deam James Azevedo da Silva

Diretor do CTIC

Port. 1067 de 28 de junho de 2013

(Comunicado em PDF.)

 

(Comunicação/UFOPA, a pedido do CTIC.)

20/9/2013