Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Setembro UFOPA sedia reunião do Fórum de Apoio à Formação Docente do Pará

UFOPA sedia reunião do Fórum de Apoio à Formação Docente do Pará

O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará realiza nesta terça-feira, dia 17 de setembro de 2013, em Santarém (PA), a sua 42ª reunião ordinária, evento que contará com a participação de prefeitos e secretários municipais de educação do oeste do Pará, além dos demais membros do Fórum. A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) sedia a reunião, que ocorre das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na sala 305 do prédio H do Instituto de Ciências da Educação (ICED), situado no Câmpus Rondon, bairro do Caranazal.

Pela parte da manhã, os membros do Fórum discutirão, com os representantes dos municípios do Oeste do Pará, o calendário acadêmico de 2014 para os alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), além do plano de ação da UFOPA para os câmpus situados fora de Santarém. À tarde, a reunião discutirá as propostas de calendário acadêmico e de avaliação do PARFOR em 2014.

PARFOR – Órgão colegiado, o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará foi criado para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Entre as principais funções do Fórum está a de coordenar as ações de formação de professores e de definir prioridades e metas do programa no Pará, além de propor ações específicas para garantia de permanência e rendimento satisfatório dos professores de educação básica.

Já o PARFOR tem como meta fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, a professores em exercício na rede pública de educação básica, para que esses profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), contribuindo na melhoria da qualidade da educação básica no País.

Comunicação/UFOPA

16/9/2013