Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro Conselhos Superiores da UFOPA ganham nova composição

Conselhos Superiores da UFOPA ganham nova composição

Conselhos Superiores da UFOPA ganham nova composição

Prof. Edilan Quaresma fala em nome dos diretores recém-eleitos. Foto: Maria Lúcia Morais.

Os novos membros dos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) tomaram posse na última sexta-feira, 19 de dezembro, em cerimônia realizada no auditório do Prédio Anexo ao Câmpus Amazônia. Foram empossados 34 representantes das categorias universitárias – professores, técnicos administrativos e alunos – e 14 diretores e vices das unidades acadêmicas da UFOPA. Os conselheiros integrarão o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e o Conselho de Administração (Consad), que, juntos, formam o Consun, órgão máximo de consulta e deliberação da Universidade, ao qual compete estabelecer a política geral da UFOPA em relação à administração, orçamento, finanças, patrimônio e recursos humanos, entre outras atribuições.

“Estar aqui hoje empossando o novo Consun é um dos ápices dos objetivos que nos colocamos para este ano, porque está dentro de um dos pilares fundamentais que embasaram a filosofia da nossa eleição, que é a democratização da Instituição, para que ela pudesse se beneficiar do grande capital humano que esta Universidade tem”, avaliou a reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro.

Para a nova composição do Consun, os representantes das três categorias universitárias foram escolhidos pela comunidade acadêmica, através de eleições diretas realizadas no dia 28 de novembro. Do total de 48 vagas (24 para cada Conselho, sendo oito por categoria), apenas 34 foram preenchidas. “Serão necessárias eleições suplementares para complementar as representações das categorias nas vagas ociosas”, explicou a reitora Raimunda Monteiro, que enfatizou aos novos conselheiros a necessidade de compromisso e participação com “o desafio de ter, sob a nossa responsabilidade, o papel da decisão sobre os rumos da Universidade”.

As votações para direção das Unidades Acadêmicas foram realizadas, para a maioria dos institutos, também no dia 28 de novembro. Nesses processos, através de consultas diretas à comunidade, foram eleitas, para o IBEF, as professoras Elaine Cristina Pacheco de Oliveira e Lia de Oliveira Melo, como diretora e vice; para o ISCO, os professores Waldiney Pires Moraes e Wilson Sabino, como diretor e vice; para o ICTA, os professores Keid Nolan Silva de Sousa e Marlisson Augusto Costa Feitosa; para o ICS, os docentes Jarsen Luís Castro Guimarães e Lílian Rebellato; e, para o ICED, os docentes Edilan de Sant’ana Quaresma e Maria Raimunda Santos da Costa. As eleições no IEG ocorreram no dia 5 de dezembro, tendo sido eleitos como diretor e vice os professores Manoel Roberval Pimentel Santos e Júlio Tóta da Silva. No CFI, a votação foi realizada no dia 11 de dezembro, com vitória das professoras Delaine Sampaio e Cristina Vaz.

Representando os docentes eleitos para a direção das Unidades Acadêmicas, o professor Edilan Quaresma, do ICED, destacou, durante a cerimônia de posse: “Somos os primeiros diretores e vices eleitos legítima e democraticamente para conduzirmos a gestão dessas Unidades. Um longo processo histórico de lutas antecedeu esse momento, de lutas pela integração e pelo acesso ao ensino superior público em nossa região. Desejo a todos aqui sucesso, não apenas como membros dos Conselhos Superiores e como gestores, mas como guardadores da história da educação de ensino superior da Amazônia”.

Os processos eleitorais acadêmicos foram orientados pelo Regimento Geral da UFOPA, aprovado em julho de 2014, o que permitiu a posterior elaboração do Regimento Eleitoral da Universidade, dando às unidades acadêmicas autonomia para realização das eleições para seus dirigentes. “Esse novo corpo de dirigentes nos dá uma qualidade superior no processo de decisões sobre a vida da nossa Instituição. E esse novo Conselho Universitário terá em suas mãos, pela primeira vez, prestação de contas do exercício fiscal da Instituição, referente ao ano de 2014”, anunciou a reitora.

Os servidores que tomaram posse nos Conselhos iniciam em 2015 um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos mais uma vez ao cargo. No caso dos alunos, estes foram eleitos para cumprir mandato de um ano, também podendo ser reconduzidos mais uma vez. Além dos representantes das categorias universitárias e dos membros da direção das Unidades Acadêmicas, fazem parte dos Conselhos a reitora, Raimunda Monteiro, como presidente; o vice-reitor, Anselmo Colares; e os pró-reitores da Universidade. A primeira reunião do Conselho Universitário da UFOPA está marcada para o dia 30 de janeiro de 2015 e já contará com a participação dos novos membros empossados.

Confira os nomes dos representantes de categorias que tomaram posse:

Consad – Conselho Superior de Administração

Representantes Discentes – Titulares:

Helton Xavier Viana

César Benaion Lima

Adenilson Alves de Sousa

Maria Rosa Sousa Godinho

Representantes Discentes – Suplentes:

Ândria Vitória S. e Silva

Daniel Carvalho Evangelista

Ianuzzy Tapajós Mota

Representantes Docentes – Titulares:

Aldenize Ruela Xavier

Joacir Stolarz de Oliveira

Representantes Técnicos – Titulares:

Warlivan Salvador Leite

Leandro Tavares Ferreira

Raimundo Tarcísio Feitosa Maia

José Roberto Sacramento Pantoja

Representantes Técnicos – Suplentes:

Cláudio Henrique da Conceição Cavalcante

Iverson Costa Moya da Silva

Gabriel Martins Hebraim

Daniele Fonseca de Sousa

Consepe – Conselho superior de Ensino, Pesquisa e Extensão

Representantes Discentes – Titulares:

Raimundo Abimael F. dos Santos

Diego Darlisson dos Santos Sousa

Eliane Brito Mendes

Jhuan Lucas Melo dos Santos

Representantes Discentes – Suplentes:

Aiane Ribeiro Santos

Arlem Dalvany Maia de Sousa

Representantes Docentes – Titulares:

Sheyla Regina Marques Couceiro

Tânia Suely Azevedo Brasileiro

Helionora da Silva Alves

João Roberto Pinto Feitosa

Representantes Docentes – Suplentes:

Ednéa do Nascimento Carvalho

Mário Adônis Silva

Jackson Fernando Rego Matos

Pérsio Scavone de Andrade

Representantes Técnicos – Titulares:

Edson de Sousa Almeida

Maike Joel Vieira da Silva

Aldeci de Aquino Magalhães

 

Renata Dantas - Comunicação/UFOPA

23/12/2014

 

 

 

Momentos da posse dos novos membros do Consun e dos diretores da unidades acadêmicas - Fotos: Maria Lúcia Morais.