Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio Etnias indígenas têm destaque em ato de transmissão de cargo

Etnias indígenas têm destaque em ato de transmissão de cargo

A solenidade de transmissão de cargo de reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), realizada no dia 30 de maio, em Santarém, teve um destaque especial: uma apresentação cultural indígena, com integrantes de cinco etnias diferentes, provenientes do Alto Tapajós, Baixo Tapajós e Calha Norte. Mostrando a cara mais plural e culturalmente diversificada da Universidade, os grupos que se apresentaram representavam os alunos de 16 etnias do Oeste do Pará que estudam na UFOPA.

Com o objetivo de democratizar o ensino superior na Amazônia e fazer a inclusão de grupos étnicos historicamente excluídos, a UFOPA desenvolve desde 2011 o Processo Seletivo Especial Indígena, através do qual já qual entraram na UFOPA quase 200 estudantes, fora outros indígenas que entraram pelo ENEM.

Após a apresentação, alguns representantes dos povos Kaxuyana, Tapajó, Wai Wai, Munduruku e Arapiuns subiram ao palco do Auditório do Câmpus Tapajós. Com a palavra, uma indígena afirmou que o que os traz à universidade é a luta por terra, saúde e mais conhecimento. “Estudar também faz parte da nossa cultura. Nosso objetivo é aliar nosso saber tradicional ao saber científico, para voltar para nossas aldeias mais capacitados e preparados, com um direcionamento do que é melhor para nosso povo. Queremos ser respeitados como todo e qualquer cidadão brasileiro. Não aceitamos preconceito, discriminação e violação dos nossos direitos constitucionais. Essa é a nossa identidade. Queremos garantir o direito de continuar sendo indígenas para nossas futuras gerações”, destacou a indígena.

De acordo com a reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, a presença dos indígenas é um símbolo da pluralidade sociocultural da UFOPA. “Isso mostra o quanto valorizamos o fato de estarmos presentes na Amazônia Central, onde temos muitas etnias indígenas. Eles já têm uma instância na UFOPA, que vai cuidar de todas as questões relacionadas às suas necessidades de afirmação dentro da sociedade”, ressaltou a reitora em seu discurso durante o evento.

Renata de Almeida - Comunicação/UFOPA

2/6/2014