Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Setembro Programação na Ufopa vai celebrar os 25 anos do ECA

Programação na Ufopa vai celebrar os 25 anos do ECA

Reunião na Reitoria sobre os 25 anos do ECA. Foto: Rosa Rodrigues.

No dia do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, uma programação especial será realizada na Universidade Federal do Oeste do Pará para evidenciar a promoção dos direitos da infância e da juventude, celebrando os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O assunto foi discutido em reunião realizada na Reitoria da Ufopa, semana passada. Participaram a reitora, Raimunda Monteiro, a Juíza da Infância e Juventude da Comarca de Santarém, Josineide Pamplona, o pró-reitor de Gestão Estudantil (Proges), Valdomiro de Sousa, o coordenador do Núcleo de Mediação de Conflito e Construção da Paz da Ufopa, Nirson Neto, o diretor de Assistência Estudantil da Proges, Tarcísio Maia, a coordenadora do Curso de Direito da Ufopa, Conceição Soares, e a professora Rosalice Câmara, da Ulbra.

O evento é resultado de uma sentença judicial decorrente da constatação da presença indevida de adolescentes em um evento realizado por estudantes em ambientes da Universidade no dia 9 de maio. A juíza Josineide Pamplona informou que, em audiência, houve um acordo entre a justiça e as partes envolvidas (administração da Ufopa e estudantes) para que, no lugar de aplicação de multa pecuniária, houvesse uma ação conjunta para a promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Segundo a reitora Raimunda Monteiro, o evento é uma oportunidade para que a Universidade levante debates sobre os direitos da infância e juventude junto à comunidade acadêmica, considerando a relevância da discussão.

Uma comissão foi criada para organizar a programação, que terá exposições acadêmicas pela manhã, oficinas simultâneas à tarde e culminará com uma noite cultural. O movimento estudantil da Ufopa também deve fazer parte do grupo organizador.

Rosa Rodrigues - Comunicação/Ufopa

16/9/2015

Momento da reunião na Reitoria da Ufopa sobre os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Foto: Rosa Rodrigues.