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Pesquisa resgata história do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico

Pesquisa resgata história do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico

Alunos do Clube de Ciências em visita na Hidrelétrica de Curuá. Foto: acervo CPADC.

Tese defendida no Doutorado Interinstitucional em Educação investigou a sustentabilidade do CPADC através de redes de parcerias ao longo de 27 anos de existência

A sustentabilidade de um programa ou de um processo educativo não se dá apenas por sua autonomia e independência, mas por sua capacidade de estabelecer articulações em redes com o seu entorno. Essa é a tese defendida pela professora Nilzilene Gomes de Figueiredo, do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa, ao analisar a história de vida do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC), que tem como principal objetivo contribuir para a melhoria do ensino de Ciências e Matemática na região.

Intitulada “A sustentabilidade de um centro de ciências no interior da Amazônia: o CPADC de Santarém-PA (1988-2015)”, a tese, defendida em junho deste ano no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), buscou compreender o que manteve a sustentabilidade do CPADC de Santarém ao longo de 27 anos de existência.

Orientado pela professora Elisabeth Barolli, da Unicamp, o estudo identificou a existência de uma rede colaborativa de práticas sustentáveis, formada por diferentes instituições e profissionais que realizavam um trabalho em sinergia em prol de melhorias do ensino de Ciências e Matemática no Pará, interagiam regularmente e possuíam interesses em comum, além de práticas sustentáveis relacionadas a esses interesses.

Segundo a autora, a rede de parcerias foi a responsável pela sustentabilidade do CPADC ao longo dos anos. “Essa rede tomou novas configurações com a chegada da Ufopa, de maneira a resgatar a sustentabilidade do Centro, que ficou ameaçada na transição entre as duas instituições”, explica Nilzilene Figueiredo, que foi selecionada no Doutorado Interinstitucional em Educação (Dinter), destinado à qualificação dos professores da Ufopa através de parceria com a Faculdade de Educação da Unicamp.

Qualitativa, a pesquisa se baseou em dez entrevistas e em cinco relatos escritos concedidos por colaboradores que participaram da história do CPADC. Também foram utilizadas reportagens de dois jornais impressos da região, “O Tapajós” e “Jornal de Santarém”, divulgadas entre 1988 e 1994, bem como documentos oficiais do Centro, como atas, relatórios, convênios firmados e correspondências oficiais.

Segundo Nilzilene, a partir da triangulação dos dados, foi organizada uma narrativa da história do centro em três fases: pré-CPADC; CPADC na gestão da UFPA-Santarém; e CPADC na gestão da Ufopa. A análise narrativa apoiou-se nos conceitos de Comunidade de Práticas, segundo a perspectiva do sociólogo Etienne Wenger, bem como nas elaborações de Andy Hargreaves e Dean Fink acerca das condições que se fazem relevantes para alcançar a sustentabilidade de projetos e propostas educacionais.

O centro foi instituído em 1988, no antigo Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Santarém (PA), com o nome inicial de “Grupo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico” (GPADC), a partir de um curso de formação continuada para professores da educação básica, oferecido pela equipe do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) da UFPA. “Em Santarém, o GPADC teve forte apoio do Campus da UFPA, e contou com outras parcerias, como o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Santarém (Semed)”, afirma. “Os relatos mostram que o CPADC ajudou no processo de consolidação do Campus da UFPA em Santarém”.

Nesse período, o GPADC atuava principalmente na realização de feiras de ciências, na oferta de cursos de formação continuada para professores da Educação Básica e no apoio para a criação de grupos ou núcleos em outros municípios do Oeste do Pará, como em Oriximiná, Óbidos, Monte Alegre, Rurópolis e Alenquer. “Os grupos de lideranças eram criados de diferentes formas com o objetivo de melhorar o ensino de ciências nesses municípios”, afirma.

No período de transição entre a UFPA e a Ufopa, a rede de sustentação do grupo se enfraqueceu. “No início da Ufopa não se sabia exatamente qual o papel do grupo dentro da Universidade. Só em 2014 tivemos uma posição clara, com a vinculação efetiva do CPADC ao Instituto de Ciências da Educação (Iced), que reúne todas as licenciaturas ofertadas pela Ufopa”. Segundo Nilzilene, com essa definição, houve uma maior inserção dos professores e alunos do Iced e de outros institutos. “Os institutos e professores da Ufopa passaram a apoiar mais as atividades do Centro e a rede de professores colaboradores cresceu”.

Com o foco na iniciação científica de alunos dos ensinos fundamental e médio, o Clube de Ciências continua sendo a principal atividade do CPADC. “Este ano temos 32 alunos de escolas públicas, que participam de encontros regulares. No final do ano, eles participarão da Mostra Científica, na qual farão a apresentação dos resultados de projetos de investigação com temas diversos, especialmente relacionados às áreas ambiental, social e tecnológica”. Outro destaque é o planetário móvel adquirido pela Ufopa em 2012, e que possibilitou o desenvolvimento de atividades na área da Astronomia, em escolas e na Universidade, como exposições na cúpula, minicursos, oficinas e palestras.

Segundo Nilzilene, atualmente o apoio institucional se dá principalmente através de bolsas de monitoria e de extensão que são concedidas aos alunos da graduação para participarem das ações promovidas pelo CPADC. “Os bolsistas que trabalham conosco são fundamentais para o funcionamento do Centro”, afirma. Segundo a professora, o financiamento da Capes e o do CNPq também foram fundamentais para o fortalecimento do CPADC. “Hoje ainda temos esse duplo desafio de ampliar e de fortalecer as parcerias internas e externas”.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

17/10/2016