Você está aqui: Página Inicial Institucional Pró-Reitorias PROCCE

Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão - Procce

1.Organograma Funcional

 


2. Descrição de Atribuições

Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão

Cabe à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) planejar, executar, coordenar e avaliar, de forma integrada, as ações de extensão e de cultura propiciando a integração do ensino, pesquisa e extensão.

Considerando que a Ufopa se apoia nos princípios da universalidade do conhecimento, do fomento à interdisciplinaridade e da valorização das práticas regionais, a Procce visa, por meio de suas ações, aproximar esta instituição federal de ensino superior aos diferentes segmentos da sociedade.

Para isto, a Procce deve receber, homologar e registrar propostas de ações de extensão de diferentes áreas do conhecimento, geradas pelas unidades acadêmicas ou administrativas da Ufopa, devidamente aprovadas por seus conselhos deliberativos.

 

Pró-Reitor da Cultura, Comunidade e Extensão
Prof. Dr. Thiago Almeida Vieira
procce@ufopa.edu.br
(93) 2101-6514

 

  • Secretaria Executiva

É responsável pelo registro, formalização e acompanhamento dos processos necessários para a operacionalização dos programas e projetos de extensão e cultura.

Secretária Executiva
Renata Guimarães Cabral Lima

Assistente em  Administração
Rodrigo Adolfo de Almeida Rosa

 

  • Diretoria de Comunidade e Cultura - DCC

Esta diretoria tem por atribuição a elaboração, coordenação e execução do Plano Cultural da Ufopa.  Nesse sentido deverá sempre estar entrosada com a Diretoria de Extensão, também ligada à Procce, para direcionar as ações de extensão que forem propostas na área da cultura. Esta diretoria deverá intervir no ambiente universitário visando a difundir a diversidade cultural da Amazônia.

Diretora de Cultura
Profa. Ma. Estefany Miléo de Couto
cultura@ufopa.edu.br
(93) 2101-6528

 

  • Coordenação de Cultura - CCult

Está vinculada à Diretoria de Comunidade e Cultura e tem por atribuições apoiar os projetos aprovados no âmbito desta diretoria; receber e apreciar projetos da comunidade acadêmica, e assessorar a diretoria na avaliação dos mesmos; além de propor projetos de iniciativa própria.

Cabe à Coordenação de Cultura a divulgação dos eventos e ações promovidos pela Diretoria de Comunidade e Cultura e gerenciar o uso dos seus espaços, realizando agendamento dos mesmos de acordo com os projetos, programas e propostas aprovados dentro da Procce.

Coordenador de Cultura
Prof. Dr. Elder Koei Itikawa Tanaka
cultura@ufopa.edu.br
(93) 2101-6528

 

Assistentes em Administração
Marcelo Henrique Moraes de Sousa
Carlos de Matos Bandeira Júnior

 

Jornalistas
Luena Mitié Takada Barros
Renata Coimbra Dantas de Almeida

 

Técnico em Audiovisual
Gabriel de Oliveira Prado

 

  • Diretoria de Extensão - Direx

Esta diretoria é responsável por coordenar, estimular, aperfeiçoar e harmonizar as atividades de extensão universitária em parceria com a sociedade, por meio de programas, projetos, cursos e eventos que promovam ações e atuações comunitárias.

Tem por objetivo promover a integração entre a universidade e a sociedade na troca de experiências, técnicas e metodologias, permitindo melhor formação profissional aos discentes da Ufopa. Atua de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Extensão Universitária, pelo qual se entende que “a Extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade”.

Diretora de Extensão
Profa. Dra. Helionora da Silva Alves Chiba
extensao@ufopa.edu.br
(93) 2101-6529

Assistente Social
Patrícia Borges da Silva

 

  • Coordenação de Programas e Projetos - CPP

Tem o objetivo de promover e apoiar a realização de programas e projetos de extensão em parceria com a comunidade acadêmica, por meio do acompanhamento e da formalização de processos necessários para a funcionalidade dos mesmos.

Coordenadora de Programas e Projetos
Adrielle Nara Serra Bezerra
extensao.cpp@ufopa.edu.br
(93) 2101-6529

Assistente em Administração
Raimundo Hemenegildo Garcia Júnior

 

  • Coordenação de Articulação e Difusão da Extensão - Cadex

Tem o objetivo de articular e promover a difusão de ações de extensão e cultura por meio da interação com diversas instituições públicas, privadas e organizações não governamentais, objetivando identificar, acessar e angariar recursos financeiros para efetivação das ações de extensão que necessitem de aporte financeiro.

Coordenador de Articulação e Difusão da Extensão
Gabriel Martins Hebrahim
extensao.cadex@ufopa.edu.br
(93) 2101-6529

Assistente em Administração
Luziana Pereira Caldeira

 


UFOPA - Câmpus Amazônia

Avenida Mendonça Furtado, 2.946 
CEP 68040-070, Santarém, Pará, Brasil