Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Abril UFOPA capacita monitores do Programa “Mais Educação”

UFOPA capacita monitores do Programa “Mais Educação”

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza, no período de 16 de abril a 7 de maio de 2011,  cursos de capacitação destinados à formação de professores e monitores voluntários que ministram oficinas  lúdico-pedagógicas em 35 escolas públicas municipais e estaduais de Santarém (PA), através do Programa Mais Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), administrada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que visa a fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar.

Coordenado pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED), o projeto “Formando Educadores na perspectiva da Educação Integral” capacitará mais de 100 (cem) profissionais da educação, através de cursos de extensão universitária, com 60 horas, que serão realizados em escolas, paróquias e laboratórios da UFOPA, em Santarém. O objetivo é qualificar o desenvolvimento das atividades em Educação Integral e fomentar reflexões acerca das práticas pedagógicas na escola. “A Educação Integral pressupõe um conjunto de estratégias para a formação completa do ser humano. Ela amplia a concepção da educação proporcionada pela escola e pela família e abre espaço para o envolvimento e a responsabilização de toda a sociedade em relação às novas gerações, pois entende como premissa a integração de tempos, espaços e conteúdos”, explica  a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Fátima Lima, diretora do ICED.

Realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) e a Secretaria Municipal de Educação de Santarém (SEMED), os cursos de capacitação dos monitores estão distribuídos em oito macrocampos de atividades: Prevenção e Promoção da Saúde; Acompanhamento Pedagógico (Programas de Matemática e Letras); Meio Ambiente (Horta Escolar e/ou Comunitária); Inclusão Digital (Software Educacional); Esporte e Lazer (Programas de Recreação e Lazer, Capoeira, Taekwondo, Judô e Xadrez Tradicional); Cultura e Artes (Programas Banda Fanfarra, Desenho, Pintura, Canto Coral, Hip Hop, Danças e Teatro); Educomunicação (Programas Jornal e Rádio Escolar); e Educação Científica (Laboratórios e Projetos Científicos).

Para Fátima Lima, defender uma educação integral, é defender uma educação completa, que pense o ser humano por inteiro, em todas as dimensões. “É pensar uma educação que discuta e construa valores, cidadania, ética, na valorização e fortalecimento da identidade étnica, cultural, local, de gênero, valores estes essenciais para construção uma sociedade sustentável, com justiça social”, explica. “Portanto, não adianta apenas aumentar a quantidade do tempo escolar, sem melhorar a qualidade do ensino. Precisamos garantir o acesso e o direito dos alunos a diversas atividades, como arte, esporte, lazer, cultura, conteúdos pedagógicos e científicos, entre outros, daí a importância de qualificarmos os profissionais que realizam e incentivam essas práticas nas escolas”.

Comunicação UFOPA
14/4/2011