Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Abril UFOPA promove curso de especialização em Agroecologia na Amazônia

UFOPA promove curso de especialização em Agroecologia na Amazônia

O Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza em Santarém (PA), a partir do segundo semestre deste ano, o curso de Especialização em Agroecologia na Amazônia, o qual visa a qualificar profissionais interessados em promover o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais da região. Gratuito, o curso possui trinta vagas destinadas a graduados nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Biológicas. As inscrições serão realizadas no período de 16 a 20 de maio de 2011.

Os candidatos serão selecionados pela coordenação do curso, no período de 30 de maio a 3 de junho de 2011, de acordo com os seguintes critérios: prova escrita (fase eliminatória e classificatória); pré-projeto de pesquisa (fase eliminatória e classificatória); entrevista e análise de currículo (fases classificatórias). O pré-projeto de pesquisa deverá ter até três páginas, com tema em consonância com as disciplinas do curso. “Por isso, recomendamos que os candidatos entrem em contato com o professor responsável pela disciplina de interesse”, explica o coordenador da especialização, Prof. Thiago Vieira.

Com duração de 12 meses, o curso compreenderá as seguintes disciplinas: Agroecologia; Ecologia de Agroecossistemas; Metodologia da Pesquisa; Bioestatística; Manejo Ecológico do Solo; Gestão Comunitária de Sistemas Agroecológicos; Agricultura Orgânica; Sistemas Agroflorestais;  Manejo Ecológico de Insetos-Pragas;  Manejo Ecológico de Doenças de Plantas; Manejo Ecológico de Plantas Invasoras; Legislação e Certificação de Produtos Orgânicos; Empreendedorismo Rural; Seminários em Agroecologia; e Trabalho de Monografia.

Mais informações no Instituto de Biodiversidade e Florestas, Campus Tapajós, situado na R. Vera Paz, bairro do Salé, em Santarém (PA), pelo telefone (93) 2101-4947 e pelo correio eletrônico agroecologia.ufopa@gmail.com.

Comunicação/UFOPA
13/4/2011