Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Agosto Inscrições abertas para cursos de formação de professores

Inscrições abertas para cursos de formação de professores

Estão abertas as inscrições para os docentes da rede pública interessados em participar, em 2012, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa é destinada aos professores da Educação Básica, em exercício há pelo menos três anos, sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). As inscrições serão realizadas até o dia 10 de setembro de 2011, na Plataforma Freire: http://freire.mec.gov.br.

Para 2012, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) ofertará 2.100 vagas, destinadas aos municípios-polos de Santarém, Monte Alegre, Juruti, Óbidos, Itaituba, Oriximiná, Almeirim e Alenquer. Seguindo seu novo modelo acadêmico, a universidade oferece cursos de licenciaturas integradas em Português e Inglês, História e Geografia, Matemática e Física, Química e Biologia, além de licenciatura em Pedagogia.

Na UFOPA, as aulas do Parfor estão previstas para iniciar no dia 25 de junho de 2012. As aulas presenciais acontecerão nos meses de julho e janeiro, quando os professores da rede pública de ensino estão em recesso de suas atividades na escola. “Esperamos que essas vagas sejam efetivamente preenchidas, pois ainda temos muitos professores sem formação superior nos municípios do Oeste do Pará”, afirma a Profa. Terezinha Pacheco, coordenadora do Parfor na UFOPA.

Para participar do Parfor, os professores devem se inscrever, por meio da Plataforma Freire, nos cursos correspondentes às disciplinas que ministram na rede pública. Depois da pré-inscrição há a validação (homologação) da inscrição pelas secretarias municipais de educação. A última etapa é o processo de composição de turmas pelas instituições públicas de ensino superior e Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Os cursos de 1ª licenciatura têm carga horária de 2.800 horas, sendo 400 horas de estágio supervisionado. Os de 2ª licenciatura têm carga horária de 800 horas, para licenciaturas na mesma área de formação do candidato, ou 1.200 horas, incluindo as horas de estágio supervisionado, para aqueles que pretendem a licenciatura fora de sua área de formação.

Cronograma de inscrição no Parfor

3/8/2011 a 10/9/2011 - Período de pré-inscrição na Plataforma Freire

11/9/2011 a 8/10/2011 - Período de validação das inscrições pelas secretarias de educação estaduais e municipais

9/10/2011 a 12/12/2011 - Período de seleção dos alunos

13/12/2011 a 31/12/2012 - Período de matrícula pelas universidades e inclusão dos matriculados na Plataforma Freire.

Comunicação/UFOPA

16/8/2011