Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Agosto UFOPA investe na capacitação de servidores

UFOPA investe na capacitação de servidores

Proporcionar aos servidores públicos oportunidade de aperfeiçoamento das habilidades na área da gestão orçamentária e financeira é o objetivo do Programa de Capacitação de Gestão Orçamentária e Financeira, com carga horária de 120 horas, ofertado aos servidores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) que atuam direta ou indiretamente na área.

O programa é composto de cursos presenciais e à distância, cujo primeiro módulo presencial, com carga horária de 30 horas, está sendo realizado no período de 8 a 13 de agosto. O próximo módulo ocorrerá na semana de 15 a 19 de agosto.

Este primeiro módulo, com 30 participantes, está sendo realizado por meio de parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O curso é ministrado pela contadora de órgãos vinculados à Presidência da República, Rosaura Haddad, que há mais de 30 anos desenvolve atividades na administração pública, no que tange à estrutura e ao funcionamento do processo orçamentário e financeiro, lidando com ferramentas que contribuem para a otimização no uso e controle dos recursos públicos.

“A UFOPA vem buscando trabalhar junto com as escolas de governo pela rapidez no processo de contratação, e pelo atestado de capacitação técnica que tais professores possuem no campo da administração pública”, afirmou a diretora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDGP), Luzilda Eliane B. Diniz.

O curso - O Curso de Gestão Orçamentária e Financeira é uma das ações da Pró-Reitoria de Planejamento Institucional (PROPLAN), desenvolvidas pela DGDP, através da Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento (CDD), que visa à capacitação dos servidores da UFOPA. “No início do ano foi feito um levantamento institucional, através da CDD, quanto às necessidades de capacitação das unidades (gestores e demais servidores), e buscou-se alinhá-las à Política de Desenvolvimento de Pessoal, primando pela eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade”, completou Eliane.

“No processo de pré-inscrição dos cursos, houve uma demanda significativa: foram 65 servidores pré-inscritos; no entanto priorizaram-se aqueles servidores que necessitam do treinamento para a execução de suas rotinas de trabalho”.

“Vale ressaltar que, nesta ação de capacitação, buscou-se, também, atender necessidades de outras instituições públicas de nossa região, sendo que disponibilizamos cinco vagas distribuídas entre Instituto Federal Tecnológico do Pará (IFPA, 4 vagas) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, com a disponibilidade de uma vaga”, explicou a diretora.

Comunicação/UFOPA

10/8/2011