Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Agosto UFOPA realiza amanhã seminário nacional sobre educação de surdos

UFOPA realiza amanhã seminário nacional sobre educação de surdos

Com o tema “Interfaces da Educação de Surdos”, o 1º Seminário Nacional de Educação de Surdos acontecerá amanhã, dia 22 de agosto, no Auditório do Amazônia Boulevard, situado na Av. Mendonça Furtado, 2946, bairro de Fátima, em Santarém (PA). Intitulada “Educação de Surdos: diferentes concepções”, a conferência de abertura será ministrada às 9h30, pela Profa. Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar).

À tarde haverá a mesa-redonda "A realidade da educação de surdos em Santarém", com os professores Carlos José de Melo Moreira (UFOPA), Eleny Brandão Cavalcante (UFOPA), Jovina Marques (ULBRA) e Raimundo Cleber Couto (UEPA-Belém).

Nos dias 23 e 24 de novembro, no Amazônia Boulevard, acontecerá o 1º Seminário sobre Educação e Surdez, que contará com três painéis temáticos: Políticas Públicas na área da Surdez: perspectiva histórica, legislativa e construção; Formação de Profissionais em LIBRAS e nas Dimensões Clínica e Social; e Dimensões Linguísticas e Estratégias de Ensino. O seminário termina no dia 24, à tarde, com salas de discussões e apresentação de trabalhos, no Campus Rondon.

Destinados a professores da área da educação, saúde, fonoaudiologia, assistência social, acadêmicos de licenciaturas e demais interessados no tema, os dois seminários são promovidos pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santarém e a 5ªURE (Unidade Regional de Educação).

Confira toda a programação no sítio www.ufopa.edu.br/ICED.

Mais informações pelo telefone: (93) 2101-3628 e pelo correio eletrônico: ufopa.iced@gmail.com

Serviço:

1º Seminário Nacional de Educação de Surdos, dia 22 de novembro de 2011, no Auditório do Amazônia Boulevard, situado na Av. Mendonça Furtado, 2946, bairro de Fátima, em Santarém (PA).
8h às 9h30: Credenciamento
9h30: Abertura Oficial do Seminário

Composição da Mesa (ICED, SEMED, 5ª URE, Coordenador do Seminário)
Conferência de Abertura: “Educação de Surdos: diferentes concepções”
Conferencista: Profa. Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar)
14h às 16h: “A realidade da educação de surdos em Santarém”

Palestrantes:
Prof. Me. Carlos José de Melo Moreira (UFOPA)
Profa. Ma. Eleny Brandão Cavalcante (UFOPA)
Profa. Ma. Jovina Marques (ULBRA)
Prof. Esp. Raimundo Cleber Couto (UEPA-Belém)

17h30 às 18h: Debate
18h às 18h15: Apresentação Cultural
18h15: Coffee Break

1º Seminário sobre Educação e Surdez, dias 23 e 24 de novembro de 2011.
Dia 23 de novembro - Auditório do Amazônia Boulevard

Painel I - Políticas Públicas na área da Surdez: perspectiva histórica, legislativa e construção
8h às 8h30: Credenciamento
8h30 às 9h: Abertura Oficial do Seminário
9h às 9h40: Problematização
9h40 às 10h: Debate
10h às 10h15: Intervalo
10h15 às 11h45: A educação bilíngue para surdos

Palestrantes:

Profa. Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar)
Prof. Esp. Raimundo Cleber Couto (UEPA-Belém)
Painel 2 - Formação de Profissionais em LIBRAS e nas Dimensões Clínica e Social

14h às 14h50: Em LIBRAS: O intérprete, o professor de LIBRAS/Instrutor, o assistente educacional.
14h50: Profissionais das áreas clínica e social
15h40 às 16h30: Debate
16h30 às 18h: Socialização dos Trabalhos do Projeto Novos Talentos

24 de novembro de 2011