Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Dezembro Dilma Rousseff recebe reitores das universidades federais

Dilma Rousseff recebe reitores das universidades federais

A reunião realizada pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 13 de dezembro, com os reitores membros da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), em Brasília, teve como objetivo estabelecer compromissos com o futuro da educação brasileira e a expansão das universidades federais. A presença do reitor José Seixas Lourenço, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), serviu também para que a presidente expressasse o seu apoio explícito a “essa extraordinária e bela experiência”, ao se referir à nova Universidade que está sendo implantada “no seio da Amazônia”.

A reunião foi realizada no Palácio do Planalto e incluiu a cerimônia de lançamento do regulamento do Programa Ciência Sem Fronteira e o anúncio de chamadas públicas para bolsas de estudo no exterior, com as presenças dos ministros da Ciência e Tecnologia e da Educação.

Dilma Rousseff, ao ser convidada pelo reitor José Seixas Lourenço para inaugurar obras do governo federal na UFOPA, em Santarém, Pará, disse que “todo o Brasil deve sentir orgulho de saber que há todo esse esforço e tanta gente de coragem e com competência,  capaz de fazer uma universidade tão peculiar para atuar nessa região rica de recursos naturais e humanos”.

Foi a primeira reunião da presidente da República, Dilma Rousseff, com os reitores das universidades federais de todo o país. Esta reunião consolidou uma prática iniciada no governo anterior de encontros anuais do Presidente da República com a Andifes. O presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins (UFOP), levou à presidente os principais assuntos de interesses das instituições, fruto das discussões com os reitores. Destacou a importância da aprovação, ainda este ano, do Projeto de Lei 2.134/2011 que cria cargos para as universidades federais como fundamental para consolidação da expansão com qualidade. Uma nova reunião com os reitores e a presidente ficou agendada para os meses de março e abril de 2012.

A presidente assinou o decreto que regulamenta o Programa Ciências sem Fronteiras (CsF) do Governo Federal. O CsF vai oferecer até 2014 mais de cem mil bolsas de estudos no exterior, sendo 75 mil com o apoio do governo federal e 26 mil da iniciativa privada. O primeiro edital do Programa, coordenado pela Capes, selecionou 1500 candidatos para cursos de graduação na modalidade sanduíche em universidades norte-americanas. O Programa disponibilizará, aos alunos selecionados, curso de aperfeiçoamento em língua inglesa. O programa será lançado na UFOPA, que mantém convênios com instituições estrangeiras de ensino superior de vários países.

Comunicação/UFOPA
22/12/2011