Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Fevereiro IBEF realiza reunião de planejamento estratégico

IBEF realiza reunião de planejamento estratégico

O Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realizou, no último dia 9 de fevereiro, reunião de discussão e elaboração do seu Planejamento Estratégico 2011-2015, documento que pautará as ações do instituto nos próximos anos.

Realizado no Amazônia Boulevard, em Santarém (PA), o encontro contou com a participação dos professores e técnicos administrativos do IBEF, primeiro instituto da UFOPA a realizar, dentro da universidade, essa modalidade de planejamento. “Estamos ajudando a estabelecer a missão e a visão do instituto, a partir de um trabalho coletivo, além de seus objetivos e metas”, explica o administrador do IBEF, Jorge Tribuzi Neto, que coordenou a atividade.

Com 34 professores, o IBEF possui bacharelados interdisciplinares em Agroecologia e Biotecnologia, além dos cursos específicos de Engenharia Florestal, Agronomia, Zootecnia e Farmácia. “Vamos pautar todas as ações do instituto nos resultados do planejamento estratégico”, afirma o diretor do IBEF, Prof. João Ricardo Vasconcelos Gama. “Temos que pensar o IBEF de forma conjunta e essa foi a maneira que encontramos de reunirmos os professores e sabermos como eles estão pensando o instituto e como eles querem que o instituto atue junto aos alunos e à sociedade”.

Metodologia utilizada para identificar os pontos fortes e fracos de uma instituição ou organização, suas ameaças e oportunidades, a partir de uma análise macro e microambiental, o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que possibilita estabelecer, de forma participativa, os objetivos e metas institucionais de curto, médio e longo prazo. “No caso do IBEF utilizamos o diagrama de Arms, um exercício que incita a participação de todo o grupo, facilita a integração e gera resultados positivos a partir de um exercício integrado”, revela Jorge Tribuzi Neto. Os resultados serão compilados em um documento, que pautará as ações do instituto nos próximos anos.

Comunicação/UFOPA
10/2/2011