Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Fevereiro UFOPA recebe assistentes do Programa Fulbright-CAPES de Ensino de Inglês

UFOPA recebe assistentes do Programa Fulbright-CAPES de Ensino de Inglês

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) contará, a partir do mês de março, com duas bolsistas norte-americanas do Programa Fulbright-CAPES de Assistente de Ensino de Inglês (English Teaching Assistant – ETA). Aprovado pela Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Fulbright),  que busca estreitar as relações bilaterais entre os dois países, o projeto é vinculado ao Programa de Licenciatura em Letras, do Instituto de Ciências da Educação (ICED).

O projeto inicia-se em março e terá duração de quatro anos. Para o primeiro ano foram selecionadas as bolsistas Cláudia MacDonald Seixas, que é formada em História pela Swartmore College, e Katelyn Mary Omans, formada em Letras pela Suny Cortland. “Elas vão acompanhar os professores nas aulas de língua inglesa e auxiliar os nossos alunos”, explica a professora Maria Luiza Pimentel, do Programa de Letras. “O interesse delas é conhecer a Amazônia e aprender a língua portuguesa”.

ETA - O Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais da Comissão Fulbright busca selecionar projetos de instituições públicas de ensino superior brasileiras para o recebimento de assistentes de ensino de língua inglesa com o intuito de contribuir para a elevação da qualidade dos cursos de bacharelado e licenciaturas em Letras – Língua Inglesa, na perspectiva de valorizar a formação dos profissionais da Educação Básica.

De acordo com as regras do Programa, o assistente de ensino de inglês deve ser falante nativo, cidadão estadunidense, recém-graduado, com alguma experiência em ambiente educacional e em ensino em sala de aula. Além de divulgar a cultura de seu país de origem, o bolsista deve motivar os alunos brasileiros no estudo da língua inglesa e supervisionar a participação deles em atividades de comunicação oral em língua inglesa.

Comunicação/UFOPA

3/2/2011