Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Julho Encontro Acadêmico encerra semestre do Centro de Formação Interdisciplinar

Encontro Acadêmico encerra semestre do Centro de Formação Interdisciplinar

A UFOPA realizou na última quinta-feira, 30 de junho, o 1º Encontro Acadêmico do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI). Aberto ao público, o evento ocorreu das 8 às 22 horas, no Auditório Pérola do Tapajós, do Amazônia Boulevard, em Santarém (PA).No domingo, 30, foi a vez da realização da Avaliação Final de Formação (AFF), a sondagem de aprendizagem, comum a todos os alunos da Formação Interdisciplinar I, a qual aborda os conteúdos ministrados nos módulos ao longo do semestre e representará 30% da nota do Índice de Desempenho Acadêmico (IDA).

O Encontro Acadêmico contou com a participação dos alunos que ingressaram na Formação Interdisciplinar I da UFOPA. Na ocasião, os alunos apresentaram os resultados de estudos realizados, em diversas áreas do conhecimento, no âmbito do módulo “Interação na Base Real” (IBR). “O estudante da UFOPA é estimulado a participar de projetos de pesquisa e extensão desde o primeiro semestre de formação”, explicam as coordenadoras do Módulo, Profa. Soraia Lameirão e Profa. Edinea Nascimento Carvalho.

A metodologia adotada foi a comunicação oral e apresentação de painéis, a exemplo do que ocorre nos encontros científicos. Inicialmente, reunidos nas suas respectivas salas, os alunos fizeram as comunicações orais. Em seguida, foram encaminhados ao Auditório Pérola do Tapajós (Amazônia Boulevard), para as apresentações dos painéis.

Diversos temas foram abordados nas investigações, desde pesca e aquicultura, povos indígenas, Internet, manejo do açaí até bullying, evasão acadêmica, desmatamento, saúde da mulher, entre outros.  Durantes o evento foram apresentados 168 estudos – sendo sete por turma; 21 professores participaram do módulo do IBR, orientando os alunos em suas pesquisas. “Os trabalhos foram bastante elogiados pelos avaliadores, que são os professores do CFI que trabalham com a dinâmica do IBR”, afirma a Profa. Soraia Lameirão, uma das coordenadoras do evento.

A equipe da turma M6 investigou uma prática comum de pescadores artesanais no lago Mapiri ocorrida na década de 1950, quando explosivos eram utilizados na pesca predatória. Os alunos chegaram à conclusão de que a prática provocou uma matança de peixes em larga escala, causando um problema “socioambiental”, o que fez com que 67% dos pescadores abandonassem a pesca. “Qualquer impacto no meio ambiente provoca reflexos na sociedade”, afirmou a aluna Marla Elizabeth.

“História e Memória: a mulher no contexto da borracha em Fordlândia entre os anos de 1927 e 1948”, que debate o papel da mulher na implantação do projeto de Henry Ford, na cidade de Fordlândia, foi outro painel apresentado. “Ficamos curiosos ao ler nos livros apenas o papel dos homens, nesse projeto. Então decidimos pesquisar sobre as mulheres. A maioria tinha papel secundário, como babá, chefe da limpeza, ou mesmo cozinheira. Algumas se destacaram e chegaram a chefiar equipes de homens, já naquela época”, afirmou Ingride Cruz, da M4.

“A filosofia do IBR é inserir o aluno na pesquisa e na extensão, desde o momento em que ele entra na UFOPA”, explica a Profa. Edinea Nascimento Carvalho, que também coordena o módulo. “A ideia é não deixar que o aluno tenha contato com a pesquisa apenas no final da sua graduação, como geralmente acontece nos currículos tradicionais”.

Avaliação Final de Formação – Os mil e duzentos alunos que ingressaram na UFOPA neste ano foram submetidos à sondagem de aprendizagem. Divididos em 27 turmas, os alunos responderam a vinte questões objetivas que abordaram os temas estudados durante os módulos ofertados ao longo do semestre. A avaliação representará 30% da nota final do Índice de Desempenho Acadêmico (IDA), uma classificação em função das notas. “A avaliação de desempenho do aluno é feita durante os módulos, o que equivale a 70% do índice final. Os outros 30% são completados com uma avaliação única, o que possibilita uma medida avaliativa uniforme para todos os alunos”, explica a diretora do CFI, Profa. Dra. Dóris Faria. Cerca de sessenta profissionais, entre técnicos e professores da UFOPA, estiveram envolvidos na realização da avaliação. Nenhum incidente foi registrado.

Comunicação/UFOPA
4/7/2011