Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Julho UFOPA instala grupo para discutir criação do estado do Tapajós

UFOPA instala grupo para discutir criação do estado do Tapajós

Com o objetivo de ampliar o debate em torno da possibilidade da criação do estado do Tapajós, cuja consulta pública será realizada no próximo dia 11 de dezembro, o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prof. José Seixas Lourenço, instalou nesta quarta-feira, 6 de julho, um Grupo de Trabalho (GT) constituído por docentes e profissionais. Destinado a desenvolver estudos, levantamentos de dados gerais e diagnósticos que possam contribuir para uma “melhor e mais ampla discussão como subsídio ao plebiscito a respeito da divisão territorial do Pará”, o GT tem um perfil interdisciplinar e de acordo com Seixas Lourenço poderá ter um caráter permanente.

O coordenador eleito do foi o Prof. Jackson Rêgo (Instituto de Biodiversidade e Floresta), e a relatora, Profa. Socorro Pena (Instituto de Ciências da Sociedade).

O GT tem autonomia para definir a metodologia do seu funcionamento, e nos próximos noventa dias deverá produzir um relatório sobre o resultado do trabalho que irá desenvolver. “Nossa metodologia de trabalho está voltada para uma visão macro dessa discussão, sem deixar de lado a possibilidade de interlocução com instituições que atuam na Amazônia. A tônica das nossas discussões é começar mostrando uma outra possibilidade em relação ao novo estado, que é a voltada para o desenvolvimento sustentável”, afirmou o coordenador do GT, Prof. Jackson Rêgo.

Para a relatora do GT, Profa. Socorro Pena (ICS), o grupo terá um caráter eminentemente técnico e deverá trabalhar em todas as dimensões: a social, a econômica, a ambiental e a cultural. “Deveremos trabalhar na ampliação das discussões acerca da criação do estado do Tapajós, que atualmente se limita apenas à vertente política”, defendeu.

O presidente da Associação Comercial de Santarém (ACS), o empresário Alberto Batista de Oliveira, representou o Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET), criado para coordenar os debates e a campanha sobre o plebiscito. “O envolvimento da UFOPA nas questões que envolvem a sociedade do Oeste do Pará vai possibilitar que nós nos apropriemos de argumentos técnicos e científicos para embasar os debates sobre a criação do estado do Tapajós”.

Integram o GT interdisciplinar da UFOPA para debater a criação do estado do Tapajós os professores Marcos Ximenes Ponte (IEG), Edivaldo da Silva Bernardo (ICED), Jackson Fernando Rêgo Matos (IBEF), Socorro Pena (ICS), Sandro Augusto Viegas Leão (ICS) e Keid Nolan Silva Sousa (ICTA).

Lenne Santos - Comunicação/UFOPA
7/7/2011