Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Junho Administração Superior recebe demandas do Centro de Formação Interdisciplinar

Administração Superior recebe demandas do Centro de Formação Interdisciplinar

O reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, reuniu-se no dia 9 de junho com o corpo técnico e acadêmico do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), para discutir as principais demandas dessa unidade acadêmica, que é responsável por ministrar o primeiro semestre letivo a todos os alunos ingressantes na UFOPA. “Essa foi uma discussão muito frutífera, com importantes contribuições para a  instituição”, afirmou Seixas Lourenço.

“Sabemos que vale a pena abraçar esse desafio, e esse contato direto com as unidades acadêmicas é necessário, principalmente neste momento de consolidação da universidade”.

A reunião contou com a participação dos pró-reitores e de técnicos da área de infraestrutura, que esclareceram dúvidas a respeito do novo prédio do CFI, que deverá ser inaugurado no início de agosto, no Campus Tapajós. A pró-reitora de Administração, Profa. Arlene Moraes, informou que o mobiliário adquirido para o prédio já foi entregue pela transportadora em Santarém. Uma nova reunião foi marcada para a próxima semana para apresentação do Plano Diretor do Campus Tapajós para a equipe do CFI.

Já os professores do CFI falaram sobre os desafios de implementação do modelo acadêmico e a receptividade do mesmo junto aos novos alunos da UFOPA. Também apontaram as dificuldades enfrentadas, principalmente com relação à aquisição de equipamentos, pagamento de diárias e destinação de espaço físico para realização das atividades de pesquisa e extensão. Ficou acertado que a equipe deverá estabelecer as principais demandas de ensino, pesquisa e extensão do Centro para que elas sejam sanadas pela Administração Superior. “O CFI conseguiu atender, a contento, aos 1.200 alunos que ingressaram este ano na UFOPA. Esse êxito se deve ao esforço do nosso corpo docente e técnico-administrativo”, afirmou a diretora do CFI, Profa. Dóris Faria.

Contexto - Durante o encontro, o Prof. Seixas Lourenço fez um retrospecto sobre o processo de interiorização da Universidade Federal do Pará (UFPA) - iniciado há 25 anos, sob sua gestão – o qual resultou na implantação do Campus de Santarém e, posteriormente, da UFOPA. “Nós nos transformamos em uma universidade federal graças a essa ousadia – a da interiorização. Mais de vinte anos depois, iniciamos um novo processo ousado, com a instalação da UFOPA no Oeste do Pará”.

Seixas ressaltou ainda a condição favorável, nos últimos oito anos, para a expansão e criação de novas universidades públicas no país, graças ao incentivo do governo federal. “Também temos que reconhecer o empenho da comunidade científica e acadêmica nacional, que na última década despertou para a importância da Amazônia”.

Com relação à estrutura acadêmica da nova universidade, baseada na interdisciplinaridade, o reitor lembrou que o modelo acadêmico da UFOPA é resultado de um longo processo de discussão, iniciado pelos professores da UFPA e da UFRA lotados em Santarém. “Fruto de anos de discussão, o CFI foi amadurecido por ser fundamental para o modelo acadêmico inovador adotado pela UFOPA”.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA
13/6/2011