Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Junho Congresso Amazônico de Estudos Literários começa dia 15

Congresso Amazônico de Estudos Literários começa dia 15

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza no período de 15 a 17 de junho, em Santarém (PA), o I Congresso Amazônico de Estudos Literários, com o tema: Amazônia, Literatura e Cultura. A conferência de abertura será proferida pelo poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro (UFPA). Professores e pesquisadores como Eduardo Duarte (FMG), Socorro Simões (UFPA), Ernani Chaves (UFPA) Josebel Fares (UFPA), Eneida leal Cunha (UFBA) e Tânia Macedo (USP) também irão proferir palestras no evento.

Os eixos temáticos do congresso são: Literatura comparada e estudos culturais; Literatura, história e cultura da Amazônia; Literatura, interdisciplinaridade e ensino; Poéticas orais, memórias e identidades. De acordo com os organizadores, o congresso “prioriza os estudos da cultura que agenciam relações interdisciplinares e que atualmente implicam mudanças profundas no ensino e crítica das literaturas e das artes, capazes de apontar alternativas para novos mapeamentos identitários na Amazônia, enquanto comarca cultural latino-americana”.

O I Congresso Amazônico de Estudos Literários irá também homenagear o escritor Benedito Monteiro, natural de Alenquer (Oeste do Pará) e falecido em Belém em 2008.  O encontro está sendo organizado pelo Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação (ICED), em parceria com o Centro de Formação Interdisciplinar/CFI/UFOPA, e ocorrerá no Amazônia Boulevard (Av. Mendonça Furtado, 2946 – Bairro de Fátima, Santarém, PA) no período de 15 a 17 de junho de 2011.

Mais informações na página http://caelc2011.wordpress.com e pelo correio eletrônico caelc2011@gmail.com.

Comunicação/UFOPA
10/6/2011