Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Junho Geógrafo Milton Santos é tema de mesa-redonda na UFOPA

Geógrafo Milton Santos é tema de mesa-redonda na UFOPA

Em comemoração ao Dia do Geógrafo, celebrado em 29 de maio, o Programa de Geografia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza hoje, dia 6 de junho, a mesa-redonda “Milton Santos: o cidadão do mundo e a sua contribuição à Ciência Geográfica”. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento começa às 19 horas, no Auditório Wilson Fonseca, situado no Campus Rondon, bairro do Caranazal, em Santarém (PA).

Organizado pelos professores Eneias Barbosa Guedes e Izaura Nunes Pereira, do Programa de Geografia, o evento tem por objetivo promover mais um espaço de debate e enriquecimento acadêmico para os alunos do programa e para aqueles que se interessam pelos temas relativos à Geografia.

A mesa-redonda, que debaterá a contribuição acadêmica de um dos grandes expoentes da Geografia nacional e internacional, o geógrafo Milton Santos, terá como palestrantes os professores da UFOPA Ademir Terra e Maria Júlia Veiga da Silva. Gratuitas, as inscrições serão realizadas das 18 às 19 horas, no saguão de entrada do Auditório, junto à comissão organizadora do evento. Após o debate, haverá sorteio de livros entre os inscritos e a entrega dos certificados de participação.

Mais informações pelo telefone (93) 2101-3642 e pelo correio eletrônico geografia.ufopa@gmail.com.

Cidadão do Mundo – Em 2011 completam-se 10 anos de falecimento de Milton Santos, um dos maiores geógrafos do país. Nascido no ano de 1926 em Brotas do Macaúba, no interior da Bahia, Milton Santos deixou um legado de grande valor à Geografia por introduzir importantes discussões nessa ciência, além de novas categorias de análise e a retomada de autores clássicos.

Doutor honoris causa em vários países, ganhador do prêmio Vautrin Lud, em 1994 (o prêmio Nobel da Geografia), foi professor em diversos países (em função do exílio político causado pela ditadura de 1964), autor de cerca de 40 livros e membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, entre outros. A sua produção acadêmica, com destaque para as obras “Natureza do Espaço” e “Por uma outra Globalização”, imprimiu à Geografia uma renovação inconteste, ao possibilitar a análise do espaço geográfico e sua dinâmica, de forma sempre atual e crítica.

Comunicação/UFOPA
6/6/2011