Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Junho Gerente executivo do LBA abre Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação

Gerente executivo do LBA abre Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação

Incerteza. Essa é palavra que melhor define o futuro do clima na Amazônia. A afirmação é do gerente executivo do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), Prof. Dr. Antonio Ocimar Manzi (INPA), durante a conferência de abertura do I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e I Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), ocorrida na noite desta segunda-feira, 27, no Auditório Wilson Fonseca, no Campus Rondon. O tema da palestra foi “A Amazônia no contexto das mudanças climáticas globais”.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Marcos Ximenes Ponte, a diretora de Pesquisa, Profa. Ediene Pena (UFOPA), o coordenador regional do LBA, Prof. Rodrigo Silva, e a Prof. Regina Célia Fernandes Cruz (UFPA) integraram a mesa de abertura.

“Os diferentes modelos utilizados nos estudos não nos permitem chegar a resultados conclusivos, uma boa parte das incertezas é quanto ao regime de chuvas na Amazônia”. De acordo com o pesquisador, a quantidade de chuvas é determinante para a definição do clima. “Temos uma certeza, os extremos climáticos serão cada vez mais constantes. Isso significa que no período chuvoso teremos excesso de chuva e no verão as temperaturas serão cada vez mais altas”.

“A Amazônia é importante para o clima da terra, pois é a maior fonte continental de energia para o sistema climático global”, afirmou o pesquisador, referindo-se ao papel da Amazônia nas mudanças climáticas do planeta. Estimativas indicam que estão armazenados na Amazônia pelo menos 200 bilhões de toneladas de carbono; caso esse gás seja despejado na atmosfera causará efeitos no clima mundial.

Nesta terça-feira, 28, o Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOPA vai avaliar 47 trabalhos de pesquisa realizados por meio do PIBIC/CNPq. Na quarta-feira, 29, será a vez da avaliação de trabalhos de outros pesquisadores. Entre os integrantes da comissão avaliadora está a Profa. Regina Célia Fernandes Cruz (UFPA), que é representante do comitê externo de avaliação do PIBIC.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) objetiva despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, além de contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.

Lenne Santos (Comunicação/UFOPA)
28/6/2011