Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Junho Paes Loureiro lança livro durante I Congresso Amazônico de Estudos Literários

Paes Loureiro lança livro durante I Congresso Amazônico de Estudos Literários

“Café Central: o tempo submerso nos espelhos”, o mais novo livro de João Jesus Paes Loureiro, será lançado na noite desta quarta-feira, 15, no salão Pérola do Tapajós do Amazônia Boulevard, em Santarém, como parte da programação do I Congresso Amazônico de Estudos Literários e Culturais. O Prof. Paes Loureiro proferiu a conferência de abertura do congresso ocorrida na manhã de hoje, cujo tema foi: “Por um habitar poeticamente a Amazônia”.

O reitor Prof. José Seixas Lourenço foi representado pelo pró-reitor de Planejamento, Prof. Aldo Queiroz. Na mesa de autoridades, além de professores e da diretora do Instituto de Ciências da Educação (ICED), Prof. Fátima Lima, esteve também o presidente da Academia Santarena de Letras, Eduardo Maurício Fonseca, e a estudante Ádria Fabíola Pinheiro, representante dos acadêmicos da universidade.

“Sentir a Amazônia pelo que ela é, por essa relação tão especial entre o homem e a natureza, essa presença extremamente fecunda do imaginário social, que é uma das marcas da cultura amazônica, e viver a região com a espontaneidade que ela permite que se viva, ou seja, em paz com ela e usufruindo da sua beleza natural, da convivência com as pessoas, respeitando as populações indígenas, as populações ribeirinhas, sobretudo respeitando a convivência humana existente dentro dela”.

Para Paes Loureiro, a UFOPA tem o papel de despertar esse “habitar poeticamente” a Amazônia a partir da atenção que deve dar aos temas da região; também deve contribuir “para que se crie uma visão crítica e respeitosa da região com a defesa de sua originalidade”. Ele afirmou ainda que a interdisciplinaridade é o único caminho para atingir esse objetivo. “Essa é a tendência atual no mundo, seja na comunicação, seja na cultura, seja na ciência, seja nas artes. Hoje quem pensar em isolamento está pensando em termos de séculos passados, porque o século XX já terminou interdisciplinar. Em minha opinião, a dimensão cultural deve ocupar um lugar especial nesse projeto, porque aqui nessa região a cultura é fundamental na vida cotidiana”.

O I Congresso Amazônico de Estudos Literários, com o tema: “Amazônia, Literatura e Cultura”, homenageia o escritor Benedito Monteiro e segue até sexta-feira, 17, no Espaço empresarial Amazônia Boulevard (Av. Mendonça Furtado, 2946) e reúne grandes nomes da literatura nacional e regional.  Entre eles, Eduardo Duarte (UFMG), Socorro Simões (UFPA), Ernani Chaves (UFPA), Josebel Fares (UFPA), Eneida leal Cunha (UFBA) e Tânia Macedo (USP). Mais informações no endereço: http://caelc2011.wordpress.com.

Comunicação/UFOPA
15/6/2011