Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Junho Professores da UFOPA são contemplados com recursos do MEC

Professores da UFOPA são contemplados com recursos do MEC

Dez professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) tiveram projetos aprovados no Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT 2011 – MEC), que visa a fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das instituições federais e estaduais de ensino superior do país.

O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) teve três programas aprovados pelo MEC: “Apoio a oficinas sobre mídias e cultura digital e a incubadora de propostas para criação de empresas prestadoras de serviços em TIC destinadas a jovens em situação de risco social e subemprego no município de Santarém-PA”, coordenado pelo Prof. Doriedson Alves de Almeida; “Quilombolas que contam: histórias da minha terra”, coordenado pela Profa. Maria Aldenira Reis Scalabrin; e “Cultura, Identidade e Memória na Amazônia”, do Prof. Itamar Rodrigues Paulino.

Do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) foram aprovados os seguintes programas: “Patrimônio Cultural na Amazônia: circuitos de troca e difusão”, da Profa. Luciana Gonçalves de Carvalho; e “Mapeamento das casas/terreiros de religiões de matriz Afro e/ou Ameríndia na cidade de Santarém/Pará”, da Profa. Carla Ramos. Dois programas do Instituto de Ciências da Educação (ICED), também foram selecionados: “Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão”, do Prof. Hugo Alex Carneiro Diniz; e “Africanidades em sala de aula: formando professores para o ensino de Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas públicas de Santarém-PA”, do Prof. Luiz Fernando França.

O MEC também aprovou o “Programa de Extensão em recursos aquáticos e aquicultura da UFOPA”, que será coordenado pelo Prof. Keid Nolan Silva Sousa, Instituto de Tecnologia e Ciências das Águas (ICTA); e o programa “Oficinas Caboclas do Tapajós: Uma Estratégia de Conciliação da Conservação dos Recursos Florestais como Desenvolvimento da Agricultura Familiar”, da Profa. Antônia do Socorro Pena da Gama, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF).

Já o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) receberá recursos para o projeto “Desenvolvimento de microssistemas fotovoltaicos para instalação em comunidades rurais do município de Santarém desprovidas de abastecimento elétrico”, que será coordenado pelo Prof. Manoel Roberval Pimentel Santos.

PROEXT - O Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT 2011 – MEC) abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões. A iniciativa engloba diversas linhas temáticas, como educação, tecnologias para o desenvolvimento social, cultura e arte, pesca artesanal e aquicultura familiar, desenvolvimento urbano e rural, entre outros.

Comunicação/UFOPA
8/6/2011