Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Junho UFOPA promove curso sobre o software IDRISI

UFOPA promove curso sobre o software IDRISI

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), promove no período de 13 a 17 de junho o curso “Recursos Naturais da Amazônia: Aplicações do Sistema de Informação Geográfico (SIG) usando software IDRISI”, o qual traz a Santarém o Prof. Dr. Philip Scott, da Universidade Santa Úrsula (RJ), e o Prof. Dr. Lindsay Ross, da Universidade de Stirling (Escócia). O curso é destinado a alunos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PGRNA).

O IDRISI é um software de sistema de informação geográfica e processamento de imagens com ênfase em funções de análise, e reúne um conjunto de módulos que abrangem um grande número de operações analíticas, desde ferramentas básicas para cálculo de distância, por exemplo, até ferramentas mais sofisticadas para análises complexas. Desde a primeira versão de 1987, o IDRISI vem sendo desenvolvido na “Clark University Graduate School of Geography”. Inicialmente o IDRISI era apenas um conjunto de programas em sistema operacional DOS criados pelo Prof. J. R. Eastman para complementar suas atividades acadêmicas.

O Projeto IDRISI foi incorporado em 1988 à instituição de pesquisa e desenvolvimento Clark Labs. As versões recentes IDRISI Kilimanjaro (2004), IDRISI Andes (2006) e IDRISI Taiga (2009) oferecem ferramentas úteis e inovadoras de apoio à decisão na gestão ambiental, no âmbito do planejamento sustentável de recursos naturais e demais aplicações, em especial nos trabalhos de cooperação para o desenvolvimento (distribuição de alimentos, conservação de biótopos, etc.).

IDRISI não é uma sigla – O nome é uma homenagem ao legado de al-Idrisi, acadêmico muçulmano de reputação internacional no mundo mediterrâneo de sua época. Abu Abd Allah Muhammed al-Idrisi (1110-1166) nasceu na costa setentrional da África, provavelmente em Septa (atual Ceuta), na época sob o domínio dos Almorávidas; foi educado em Córdoba, viajou muito pela Europa, norte da África, Oriente Médio e Ásia Central, e tornou-se um cartógrafo e geógrafo de grande importância durante o período medieval.

Designado pelo rei normando Rogério II da Sicília, para preparar um levantamento geográfico do mundo, al-Idrisi liderou por 15 anos um grupo de acadêmicos e técnicos lotados na corte normanda em Palermo. Baseado diretamente em trabalhos de campo, bem como em fontes de arquivo, os mapas e textos resultantes desse esforço conjunto serviram como material de referência por mais de 500 anos.

Comunicação/UFOPA, com informações do ICTA
14/6/2011