Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Maio IBEF discute Plano Diretor e modelo acadêmico com Administração Superior

IBEF discute Plano Diretor e modelo acadêmico com Administração Superior

O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prof. José Seixas Lourenço, acompanhado de integrantes da Administração Superior da Universidade, esteve nesta segunda-feira, 23, no Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) para apresentar e discutir, com os técnicos e professores do instituto, o Plano Diretor e o modelo acadêmico da UFOPA.

O diretor do IBEF, Prof. João Ricardo Vasconcelos Gama, abriu a reunião, ressaltando a importância do evento para todos os que estão ajudando a construir a nova Universidade. O reitor colocou-se à disposição dos presentes para esclarecimentos.

Esses encontros fazem parte de uma estratégia da Administração Superior para esclarecer sobre o processo de implantação da Universidade. O primeiro a receber a vista foi o Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA).

O arquiteto Pétia Arruda, da Superintendência de Infraestrutura, apresentou a versão preliminar do projeto básico do Plano Diretor – que define as construções que irão formar o Campus da UFOPA: “Vamos priorizar neste primeiro momento três construções: salas de aula, biblioteca e o prédio do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC); as outras construções estão sendo consolidadas e nós estamos aqui para ouvi-los, dirimir quaisquer dúvidas sobre esse projeto e ouvir suas sugestões, para que possamos adequar as construções às necessidade de cada instituto”.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. José Ferreira Aquino, apresentou o modelo acadêmico da UFOPA. Iniciou sua explanação explicando as vantagens da seleção por meio do processo seletivo do ENEN. “Estamos realizando uma mudança de paradigma ao optar pelo ENEM, pois esse exame prioriza habilidades e competências e não apenas a quantidade de conteúdo apreendida pelos alunos ao longo de sua vida estudantil”. Completou descrevendo detalhadamente os critérios do percurso acadêmico a ser trilhado pelos alunos da UFOPA.

Os professores do IBEF manifestaram suas dúvidas sobre as construções e também apresentaram sugestões à Administração Superior sobre o funcionamento dos programas e cursos do instituto, além de apresentarem sugestões de adequação à construção. A equipe de professores e técnicos do IBEF irá reunir-se para elaborar um documento com as sugestões e apresentar à Reitoria.

Comunicação/UFOPA

25/5/2011