Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Março Pesquisador do IPAM fala na UFOPA sobre Gestão da Biosfera

Pesquisador do IPAM fala na UFOPA sobre Gestão da Biosfera

Uma platéia formada por alunos que integram as turmas do módulo de Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (SDN), ministrado pela Profa. Antônia do Socorro Pena da Gama e Profa. Denise Maria Cavalcante Gomes, assistiu atenta à palestra do professor Dr. David  Mcgrath (NAE/UFPA), sobre o tema “Gestão da Biosfera”, ocorrida no auditório Alter do Chão do Centro Empresarial Amazônia Boulevard, nesta quarta-feira, 30 de março.

“Convidamos o professor David Mcgrath para fazer o encerramento do conteúdo sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente para que os alunos tenham a possibilidade de conhecer diferentes visões acerca desse tema. É importante que compreendam o desenvolvimento econômico e sustentável compreendendo a região amazônica, principalmente o ecossistema aqui da nossa região, numa perspectiva que garanta a sustentabilidade das gerações presentes e futuras”, afirmou a Profa. Socorro Pena.

Durante a sua exposição, o professor David Mcgrath (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) apresentou modelos de desenvolvimento baseados na gestão da biosfera. “Cada vez mais, nossa intervenção na biosfera – que é a zona que fica entre o solo profundo e a atmosfera – nos leva a situações que, ou a gente ordena o processo ou vamos chegar num nível de degradação até o ponto de afetar a qualidade e o potencial de vida”. Ele falou ainda sobre a ambivalência preservar/desenvolver a Amazônia. Apresentou um prognóstico para os próximos vinte anos. “Precisamos ter governança no planejamento ambiental ou daqui a duas décadas haverá profundas mudanças na transformação da paisagem nesta região”, completou. Para os alunos a atividade foi bastante proveitosa. “O professor fez uma análise ampla do tema desenvolvimento e meio ambiente e ao mesmo tempo apresentou alternativas para os problemas ambientais que enfrentamos atualmente. O mais interessante é que ele apresentou alternativas concretas de solução”, afirmou o universitário Carlos Joseph.

“Conhecer uma visão diferente daquela que é debatida em sala de aula é importante para que possamos ampliar os nossos conhecimentos. Essa foi uma atividade bastante interessante”, afirmou a aluna Brenda Macedo.

Comunicação/UFOPA

31/3/2011