Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Novembro Candidatos indígenas devem entregar documentos para efetivar inscrição

Candidatos indígenas devem entregar documentos para efetivar inscrição

As inscrições para o Processo Seletivo Especial 2012 (PSE/2012), que visa ao preenchimento de 50 vagas reservadas a candidatos indígenas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) estão ocorrendo em duas etapas. A primeira, realizada exclusivamente no sítio da instituição, e a segunda na sede da UFOPA, com a entrega da documentação exigida no edital. A entrega de documentos é condição necessária para a efetivação da inscrição. O alerta é da Profa. Myrian Sá Leitão Barboza, presidente da comissão de seleção.  “Caso não entreguem os documentos exigidos, os candidatos não terão a inscrição homologada”. Ela lembra ainda que o prazo que se encerra no próximo dia 9 não será prorrogado: “Temos de dar prosseguimento às outras etapas do processo, por isso não será possível alargar esse prazo”.

A seleção diferenciada para candidatos indígenas destina-se à admissão ao primeiro semestre letivo intitulado Formação Interdisciplinar I, comum e obrigatório a todos os alunos que ingressam em cursos de graduação da universidade.

Gratuitas, as inscrições serão realizadas até o dia 9 de dezembro de 2011, no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br/. A homologação das inscrições ocorrerá no dia 12 de dezembro de 2011. A comissão do processo seletivo afirma que não haverá prorrogação destes prazos.

A seleção será realizada em duas fases. Na primeira fase, o candidato indígena será submetido à prova de língua portuguesa (redação), a ser realizada no dia 8 de janeiro de 2012. A segunda fase será composta por entrevista, que acontecerá no período de 18 a 22 de janeiro de 2012.

As provas do PSE/2012 diferenciado ocorrerão no Campus da UFOPA, em Santarém (PA). Em caso de empate, a classificação dos candidatos indígenas obedecerá ao critério da maior nota na fase de entrevistas e, caso permaneça o empate, da idade do candidato (será classificado o candidato de maior idade cronológica).

Documentação – Para homologação da inscrição, o candidato indígena deverá entregar à PROEN, impreterivelmente até o dia 9 de dezembro de 2011, os seguintes documentos: comprovante de inscrição; cópia da carteira de identidade ou documento de identificação válido com foto; cópia de documento oficial do histórico escolar do ensino médio, emitido pela instituição de ensino e assinado por autoridade competente; cópia da declaração de conclusão do ensino médio ou da declaração de que está concluindo o 3º ano do ensino médio em 2011, emitido pela instituição de ensino e assinado por autoridade competente; declaração de autorreconhecimento assinada pelo candidato (modelo disponível no sítio da UFOPA); termo de compromisso assinado pelo candidato (modelo disponível no sítio da UFOPA); declaração de pertencimento emitida e assinada por autoridade indígena devidamente identificada: presidente de associação ou liderança política, conforme as formas tradicionais de representação social e/ou política (modelo disponível no sítio da UFOPA); declaração de apoio da comunidade indígena ao candidato (modelo disponível no sítio da UFOPA); e memorial descritivo redigido a próprio punho, em língua portuguesa, contendo no máximo três laudas, especificando a relação detalhada do candidato com o grupo ou povo a que pertence e os motivos que o levaram a optar pela formação de nível superior na UFOPA (modelo disponível no sítio da UFOPA).

O PSE/2012 é coordenado pela Comissão do Processo Seletivo Especial, formado pelos professores Myrian Sá Leitão Barbosa (presidente), Carla Ramos (vice-presidente), Luciana Gonçalves de Carvalho, Bruno Alberto Paracampo Mileo e Aguinaldo Rodrigues Gomes; e pelos técnicos administrativos Ângela Rocha dos Santos e Haroldo César Sousa de Andrade, da PROEN.

Mais informações no endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br.

Comunicação/UFOPA
30/11/2011