Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Novembro Cinema de Bertolucci é tema de minicurso na UFOPA

Cinema de Bertolucci é tema de minicurso na UFOPA

O Programa de Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do Grupo de Pesquisa em Literatura e Cinema, promove nos dias 1º e 2 de dezembro o minicurso “Interseções entre Literatura e Cinema em O Céu que nos Protege: romance de Paul Bowles e filme de Bernardo Bertolucci”, com total de 20h. As sessões ocorrerão no período da manhã e tarde, no Campus Rondon.

O minicurso é destinado a alunos e professores da UFOPA, e também da rede pública de ensino de Santarém, interessados por cultura em geral. Para participar não há necessidade de se inscrever. Basta comparecer às 8h no dia 1/12 na sala seis (Laboratório de Letras), localizada no Campus Rondon (Av. Marechal Rondon, s/n).

O romance e o filme narram a história de um casal de americanos que viaja, juntamente com um amigo, para um país da África muçulmana, longe dos abalos da II Guerra Mundial, buscando ressuscitar o amor entre eles, e se deparam com as perturbadoras influências da cultura árabe e com a morte. Serão analisadas as semelhanças e divergências na transposição da obra literária, o romance O céu que nos protege, de Paul Bowles, para o filme O céu que nos protege, de Bernardo Bertolucci.

Para participar do minicurso será necessário cumprir a leitura obrigatória de trechos do romance que deu origem ao filme: BOWLES, Paul. O céu que nos protege. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009 (quatro capítulos selecionados pelos organizadores). Também é recomendada a leitura do seguinte texto: SAID, Edward. Peregrinos e peregrinações: ingleses e franceses. In: Orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, páginas 174 a 205.

Os textos estarão disponíveis na sala da reprografia do Campus Rondon (Pasta “Literatura e Cinema", do Prof. Ulysses Maciel). O filme será exibido integralmente no dia 1º/12 a partir das 8 horas.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA
29/11/2011