Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Novembro Mesa-redonda sobre semiótica na UFOPA

Mesa-redonda sobre semiótica na UFOPA

A semiótica é o tema de mesa-redonda que ocorre nesta sexta-feira, 2 de dezembro, das 19 às 20h30, no Auditório Alter do Chão do Amazônia Boulevard. Serão ministradas 2 palestras, seguidas de um debate mediado pelo Prof. Dr. Lauro Roberto do Carmo Figueira, coordenador do Programa de Letras (ICED/UFOPA).

Na primeira parte da programação, a Profa. Dra. Cristina Vaz Duarte da Cruz (Unicamp) falará sobre a “Semiótica das instâncias de Jean Claude Coquet”. Logo após, o Prof. Dr. Valdenildo dos Santos (ICED/UFOPA) discorrerá sobre “Greimas e a semiótica da significação”.

O objetivo da palestra da Profa. Cristina Cruz é discutir as relações de tempo objetivo e subjetivo no âmbito de forças transcendentes e imanentes, que são noções da semiótica das instâncias de Jean Claude Coquet (semiótica de Paris dos anos 70), em dois exemplos de textos literários de Nathalie Sarraute, pseudônimo de Natacha Tcherniak (1900-1998), autora francesa de origem russa, cujo último livro foi publicado em 1997.

Por sua vez, o Prof. Valdenildo dos Santos apresentará, inicialmente, breve relato da produção intelectual de Algirdas Julien Greimas (1917-1992), semioticista francês de origem lituana. Num segundo momento, estabelecerá as diferenças básicas entre a sua teoria da significação e a teoria geral dos signos de Charles Sanders Pierce (1839-1914) e alguns conceitos da semiologia de Roland Barthes em relação a conceitos da semiótica greimasiana. No final, mostrará algumas de suas aplicações em enunciado musicalizado sincrético do cancioneiro internacional e numa das obras de René Magritte (1898-1967).

Sobre os palestrantes:

A Profa. Dra. Cristina Vaz Duarte da Cruz (professora de Ensino de Línguas/Francês, Unicamp) tem dupla nacionalidade (brasileira e francesa), trabalhou em diversos países e obteve seu doutorado em Letras em 2005. Suas pesquisas são influenciadas por suas experiências internacionais, na França e na Suécia, e também no Brasil (São Paulo). Na França conheceu Jean Claude Coquet, de quem recebeu o gosto também pela psicanálise. Tem estreita relação com o ensino de línguas estrangeiras, o francês em especial. Sua participação nesta mesa-redonda reflete a aplicabilidade, em seu doutorado, da teoria das instâncias de Jean Claude Coquet a obras de Nathalie Sarraute.

O Prof. Dr. Valdenildo dos Santos, também com dupla cidadania (brasileira e americana), é graduado em Letras (Português/Inglês), com mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais e doutorado em Filologia e Linguística Portuguesa (2001), momento em que utilizou a teoria semiótica da Escola de Paris como instrumental de análise de enunciado musicalizado de caráter sincrético. Vivendo durante oito anos nos Estados Unidos, experimentou o convívio com a diversidade cultural e usou o inglês como segunda língua na maior parte de sua estada em Richmond, Virgínia. Desde 2010 é professor adjunto do Programa de Letras (ICED/UFOPA) e leciona inglês e semiótica. Suas pesquisas envolvem a Internet em sala de aula, em especial os vídeos do YouTube, e tem extensão com o ensino de língua inglesa por meio de textos musicalizados via programa radiofônico, aspecto gramatical e o sentido do texto com abordagem semiótica.

Júlio César Pedrosa (Comunicação/UFOPA), com informações dos organizadores
29/11/2011