Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Novembro SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 2011

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 2011

EDUCANDO PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL

A ideologia racista é um problema histórico da sociedade brasileira. Seu enfrentamento passa, antes de tudo, pelo reconhecimento de sua existência e de suas formas de realização no mundo contemporâneo. Promover momentos de reflexão e debate em torno da questão, constitui algumas das estratégias que possibilitam a formação de consciências criticas que possam denunciar as distorções. É papel dos sistemas de ensino e dos estabelecimentos educacionais, como bem destaca as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, providenciar a “inclusão da discussão da questão racial como parte integrante da matriz curricular”.

Denominada “Educando para igualdade étnico-racial”, a Semana da Consciência Negra/2011, organizada a partir de uma parceria entre o Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), por meio da Coordenação de Educação e Diversidade Étnico-racial, configura-se como um espaço importante para o debate em torno das questões que envolvem a Educação para relações étnico-raciais na escola e na sociedade.

Trazendo para o centro do debate temas como “o mito da democracia racial no Brasil e a “a formação do professor e a educação escolar antirracista”, a semana, além de abordar temas que ainda precisam ser desvelados, pretende debater caminhos para a promoção de ações educativas que respeitem a diversidade racial brasileira/ amazônica e combatam de maneira contundente o racismo e todas as formas de discriminação.

PROGRAMAÇÃO:

18h – 22h: NOITE KIZOMBA

Local: Praça do Pescador

14h-17h30 – Cinema Negro: filmes nacionais com autores e atores negros

Local: sala R7 Bloco 3 - Campus Rondon - UFOPA

18h30 – Palestra: “O mito da democracia racial e a origem africana”

Palestrante: Profa. Dra. Heloísa Pires Lima

(Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - USP. Autora de livros infanto-juvenis. Atualmente é consultora da série Livros Animados - TV Futura)

Local: Auditório Wilson Fonseca - Campus Rondon - UFOPA

14h-17h30 – Cinema Negro: filmes nacionais com autores e atores negros

Local: sala R7 Bloco 3 - Campus Rondon - UFOPA

8h - 16h: Oficina “A semente que veio da África: a biblioteca, a videoteca, o acervo de brinquedos e brincadeiras nos ambientes educativos”