Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Novembro Serviço Florestal e Projeto BR-163 entregam automóvel e computadores para UFOPA

Serviço Florestal e Projeto BR-163 entregam automóvel e computadores para UFOPA

A Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável (UR DFS) do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Projeto BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação, farão entrega oficial do carro modelo “L 200” e de 10 computadores ao Instituto de Biodiversidades e Florestas (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A solenidade de repasse dos equipamentos ocorre hoje, dia 3 de novembro, quinta-feira, às 11 horas, no Auditório da UR DFS, localizado na Rua Rosa Vermelha, 749, Bairro Aeroporto Velho.

A solenidade contará com a presença do Coordenador Nacional do Projeto BR-163, Pedro Bruzzi; o Gerente Executivo de Informações Florestais do SFB, Jorberto Veloso; o coordenador do Ibef/Ufopa, João Ricardo; o chefe-substituto da UR DFS, Marcelo Melo e contando ainda com a participação de professores e acadêmicos da UFOPA.

Além do veículo e dos computadores serão entregues à universidade equipamentos de escritório como cadeiras, mesas, trenas, motosserras e garrafas térmicas para atividades de campo. O repasse é resultado da parceria entre as instituições atuantes na região empenhadas no desenvolvimento de ações florestais.

A Ufopa que tem como um dos principais propósitos promover o desenvolvimento sustentável na região está localizada no primeiro Distrito Florestal Sustentável do Brasil (DFS). Neste sentido, o Projeto BR-163 vem apoiando as ações da instituição que desde sua implantação recebe doação de equipamentos, além de firmar contrato com a empresa júnior da universidade, a Consultoria e Serviço Florestal (Consflor), para o monitoramento da dinâmica das florestas do DFS da BR-163.

Projeto BR-163

A atividade foi viabilizada pelo Projeto BR-163 - Floresta, Desenvolvimento e Participação, cuja execução é do Ministério do Meio Ambiente, com o apoio técnico e a gestão financeira da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (ONU/FAO Brasil) e recursos doados pela Comissão Europeia.

O Projeto tem por objetivo contribuir para a diminuição do desmatamento na área de influência da rodovia Santarém-Cuiabá, por meio de ações voltadas ao fortalecimento do Distrito Florestal Sustentável da BR-163, à estruturação de cadeias produtivas sustentáveis e ao fortalecimento da sociedade civil e dos movimentos sociais.

Comunicação/Ufopa, com informações de Júlio César Guimarães (Assessor de Comunicação do Projeto BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação)

3/11/2011