Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Novembro UFOPA discute interdisciplinaridade, pesquisa e extensão no Oeste do Pará

UFOPA discute interdisciplinaridade, pesquisa e extensão no Oeste do Pará

Começa hoje, dia 16 de novembro de 2011, o II Ciclo de Extensão do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que discutirá o tema “Interdisciplinaridade, pesquisa e extensão no contexto amazônico: os avanços no Oeste do Pará”. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento será realizado, a partir das 9 horas, no Auditório do prédio do CFI, situado na entrada do Campus Tapajós, bairro do Salé, em Santarém (PA).

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), Prof. Dr. Marcos Ximenes Ponte, ministrará palestra de abertura sobre a política de pesquisa e extensão da UFOPA. Em seguida, haverá um debate sobre os avanços das pesquisas interdisciplinares nos institutos que compõem a universidade.

O evento prossegue nos dias 17 e 18 de novembro com sessões, pela manhã, de apresentação de projetos de pesquisa e extensão em andamento nas seguintes áreas: “Saúde, ambiente e qualidade de vida na Amazônia”; “Plano BR 163 Sustentável”; “Mídias sociais e educação”; “Cultura, identidade e memória na Amazônia”. À tarde, haverá palestras de professores do CFI sobre diversos temas, como palinologia, clima, manejo de paisagens por indígenas, inclusão digital na escola do campo, entre outros.

Atividades – O II Ciclo de Extensão do CFI continua nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em Santarém, com oficinas sobre reciclagem e tabulação de dados em Excell; além de minicursos sobre leitura de texto, educação ambiental, estatística, entre outros. Já no período de 1º a 3 de dezembro de 2011, as atividades do Ciclo de Extensão serão realizadas nos municípios de Alenquer, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Itaituba.

Confira a programação completa do II Ciclo de Extensão do CFI no sítio www.ufopa.edu.br. Mais informações pelo telefone (93) 2101-4937.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA
16/11/2011