Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Novembro UFOPA e IBAMA firmam acordo de cooperação técnico-científica

UFOPA e IBAMA firmam acordo de cooperação técnico-científica

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) assinaram, no dia 25 de novembro de 2011, termo de cooperação técnico-científica que visa a oficializar antiga parceria entre as duas instituições, além de promover maior intercâmbio através da viabilização de ações comuns de colaboração no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.

Realizada na Sala de Reuniões da Reitoria da UFOPA, a assinatura do convênio contou com a participação do vice-reitor da UFOPA, Prof. Dr. Clodoaldo Alcino Andrade dos Santos; do gerente executivo do IBAMA em Santarém, Hugo Américo Rubert Schaedler; e do diretor do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), Prof. Dr. João Ricardo Vasconcellos Gama.Inicialmente, o convênio terá validade de cinco anos, que poderão ser prorrogados por mais tempo. “A assinatura desse acordo vem consolidar uma parceria que já existe há muito tempo”, afirmou o vice-reitor, Clodoaldo dos Santos. Segundo o vice-reitor, vários programas e atividades de pesquisa e de capacitação já são desenvolvidas entre as duas instituições, como a especialização em manejo de florestas tropicais, realizada pelo IBEF visando à capacitação dos servidores do IBAMA. “Essa é uma cooperação que será bastante duradoura, pois é interesse da Universidade e do IBAMA manter a parceria”.

A assinatura do convênio também beneficiará a capacitação profissional dos alunos da UFOPA, através da consolidação e ampliação de vagas de estágio para os discentes.  “Temos todo o interesse de colaborar com os professores e alunos da UFOPA”, afirma o representante do IBAMA, Hugo Schaedler.

“Temos estudantes do IBEF fazendo estágio no IBAMA, em vários setores, como também prestamos alguns serviços para o órgão, como a identificação de madeiras apreendidas, que é realizada no Laboratório de Tecnologia da Madeira”, lembra o diretor do IBEF, João Ricardo. “Por isso, precisávamos formalizar a antiga parceria para podermos ampliar essa cooperação”.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA
28/11/2011