Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Outubro Pesquisa da UFOPA revela valor da cesta básica de Santarém

Pesquisa da UFOPA revela valor da cesta básica de Santarém

O valor mensal da cesta básica em Santarém é objeto de pesquisa do Laboratório de Aplicações Matemáticas (LAPMAT), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Coordenado pelo Prof. Dr. Hugo Diniz, o estudo faz parte do “Projeto Economia”, que tem por objetivo divulgar informações financeiras sobre a região Oeste do Pará, por meio de artigos e tabelas disponibilizadas no endereço eletrônico http://economia.lapmat.com.br.

Os resultados dos estudos sobre o valor da cesta básica em Santarém, nos meses de abril a agosto de 2011, já estão disponíveis no site do LAPMAT, assim como tabelas de preços médios para uma lista de produtos alimentícios, de higiene e de limpeza. Outra novidade do sítio são os artigos sobre educação financeira, escritos pela Profa. Zilda Gama dos Santos, economista do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) e uma das coordenadoras do projeto. “Nos próximos meses, várias ferramentas serão incorporadas no nosso site, como análise das variações de preços, calculadoras financeiras, comparação de preços entre estabelecimentos, entre outras”, explica Hugo Diniz.

Preços – No levantamento realizado sobre a cesta básica de Santarém são pesquisados os preços dos seguintes produtos: açúcar, arroz, banana, café em pó, carne, farinha, feijão, leite em pó, manteiga, óleo de soja, pão francês e tomate. A pesquisa de preços é realizada em supermercados, açougues, padarias, distribuidoras e nas duas grandes feiras da cidade: Mercadão 2000 e Feira da COHAB. “Para cada tipo de estabelecimento há um questionário específico”, explica Hugo Diniz. A coleta é distribuída ao longo do mês e as datas para cada estabelecimento são escolhidas aleatoriamente.

Segundo Diniz, o processamento dos dados é realizado em um sistema denominado “Economia”, criado pela equipe do LAPMAT exclusivamente para esta pesquisa, o qual permite a inclusão dos dados pela internet, inclusive através de dispositivos móveis. “Após a digitação e conferência, o próprio sistema realiza a análise em busca de discrepâncias ou incoerências, que podem indicar falhas na coleta ou na digitação. Após este processo, os resultados finais são gerados”, explica.

Economia - O Projeto Economia surgiu em 2010, como uma atividade didática da disciplina “Matemática Financeira”, do curso de Licenciatura em Matemática da UFOPA. O objetivo era a divulgação de tabelas com o menor preço encontrado em vários estabelecimentos de Santarém, para os produtos da cesta básica típica do cidadão santareno. Em 2011, o projeto foi incorporado como atividade de pesquisa do LAPMAT, sendo criado um sistema para que as cotações fossem lançadas on-line pelos pesquisadores.

Suas principais ações são: comparação entre os preços praticados nos produtos da cesta básica; calculadoras de taxas e impostos de empréstimos e financiamentos; artigos sobre Matemática Financeira; e produção de material didático para o Ensino Básico, utilizando a base de dados produzida. Outra lacuna que o projeto visa a preencher é a falta de dados financeiros regionais para serem utilizados na elaboração de atividades didáticas de pesquisa e exercícios contextualizados na área da Matemática.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA
24/10/2011