Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Outubro Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia inicia ciclo de palestras

Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia inicia ciclo de palestras

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) deu início, na manhã de hoje, ao 1º Ciclo Integrado de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PGRNA), que visa divulgar as pesquisas realizadas pelos docentes do programa, fortalecer parcerias entre os pesquisadores da UFOPA e de outras instituições, e estimular a participação dos alunos nas pesquisas desenvolvidas pelos membros do PGRNA.

Na manhã desta segunda-feira, os professores do PGRNA apresentam as seguintes palestras: Variações sazonais e os efeitos de adubação na dinâmica de nitrogênio inorgânico na Flona Tapajós (Dr. Troy Beldini – UFOPA); Aspectos genéticos do complexo Hoplias malabaricus na bacia amazônica (Dr. Luís Reginaldo Rodrigues – UFOPA); e Abordagens da agricultura sustentável nas comunidades riberinhas do baixo Tapajós (Dr. Goetz Schroth – UFOPA).

À tarde serão abordados os seguintes temas: Pesquisas em plantas medicinais e aromáticas (Dra. Rosa Helena Mourão – UFOPA); Genética paleogenética no estudo de amostras antigas (Dr. Anderson Marinho – UFOPA); e Otimização estocástica (Dr. Wagner F. Sacco – UFOPA). O evento segue até amanhã, dia 4 de outubro de 2011, no Auditório do Centro de Formação Interdisciplinar, situado na entrada do Campus Tapajós, bairro do Salé, em Santarém (PA).

Abertura - A coordenadora do Programa, Profa. Dra. Rosa Helena Veras Mourão, iniciou o evento falando sobre a estrutura e o crescimento do PGRNA, o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu ofertado pela UFOPA. Criado em 2009, o curso já possui 29 professores e visa à formação de recursos humanos qualificados, em nível de mestrado, para atuar na docência e na pesquisa em meio ambiente. “Começamos com conceito 3 junto à Capes e esperamos elevar esse programa com o empenho do nosso corpo docente e discente”.

O PGRNA está baseado duas grandes áreas de concentração – Estudos e Manejos dos Ecossistemas Amazônicos – e possui três linhas de pesquisa: Bioprospecção e Manejo de Recursos Naturais; Processos de Interação da Biosfera-Atmosfera; e Conservação e Genética da Biodiversidade. “O objetivo do nosso curso é estudar, por meio de estratégias interdisciplinares, os ecossistemas amazônicos visando compreender seu funcionamento biológico, químico e físico”.

Rosa Mourão destacou ainda o crescimento do PGRNA, a partir do aumento do número de inscritos nos processos seletivos do programa. Em 2009, a seleção contou com 89 inscritos para apenas 10 vagas. Desse total, sete alunos de pós-graduação já defenderam sua dissertação de mestrado. Para a turma de 2010, foram 104 inscritos para 20 vagas. “Esperamos que todos os alunos da turma de 2010 fedendam suas dissertações até março de 2012”, lembra Mourão.

Já para a turma de 2011, foram 204 candidatos inscritos para 20 vagas. “Todos os nossos alunos têm bolsas de estudo, no valor de R$ 1.200,00, financiadas pela Capes, CNPq e Fapespa”, comemora Rosa Mourão. “Até o final de outubro estaremos publicando o próximo edital de seleção, com 20 vagas”.

Maria Lúcia Morais – Comunicação UFOPA
3/10/2011

Confira a programação do 1º Ciclo Integrado de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia

3 de outubro de 2011
8 horas - Abertura
8h30 – Palestra 1: Variações sazonais e os efeitos de adubação na dinâmica de nitrogênio inorgânico na Flona Tapajós (Dr. Troy Beldini – UFOPA)
9h30 – Palestra 2: Aspectos genéticos do complexo Hoplias malabaricus na bacia amazônica (Dr. Luís Reginaldo R. Rodrigues - UFOPA)
10h30 – Intervalo
11 horas - Palestra 3: Abordagens da agricultura sustentável nas comunidades riberinhas do baixo Tapajós (Dr. Goetz Schroth – UFOPA)

14h30 - Palestra 4: Pesquisas em plantas medicinais e ou aromáticas (Dra. Rosa Helena V. Mourão - UFOPA)
15h30 – Palestra 5: Genética paleogenética no estudo de amostras antigas (Dr. Anderson Marinho – UFOPA)
16h30 – Intervalo
17 horas - Palestra 6: Otimização estocástica (Dr. Wagner F. Sacco – UFOPA)

4 de outubro de 2011

8h30 – Palestra 7: Consequências ecológicas da fragmentação de habitats sobre comunidades de aves florestais (Dr. Edson Varga Lopes - UFOPA)
9h30 – Palestra 8: Síntese, caracterização e estudo das propriedades físicas de materiais da Amazônia (Dr. Manoel Roberval Pimentel Santos - UFOPA)
10h30 – Intervalo
11 horas - Palestra 9: Ciclagem de nutrientes em precipitação direta e interna na Flona Tapajós (Dr. Raimundo Cosme de Oliveira Jr. - Embrapa)

14h30 - Palestra 10: A definir (aluno do PGRNA - UFOPA)
15h30 – Palestra 11: Pesquisa e pós-graduação na UFOPA (PROPPIT - UFOPA).