Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Outubro Simpósio de Informática e Geotecnologia começa hoje em Santarém

Simpósio de Informática e Geotecnologia começa hoje em Santarém

Começa hoje, segunda-feira, dia 17 de outubro de 2011, o 1º Simpósio de Informática e Geotecnologia de Santarém (SIGES), evento multidisciplinar promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A abertura oficial acontecerá às 19 horas, no Auditório do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), situado no Campus Tapajós, bairro do Salé, em Santarém (PA).

Após a cerimônia, a pesquisadora Evlyn Marcia Leão de Moraes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ministrará a palestra “Aplicações do Sensoriamento Remoto na Amazônia”. Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo, Evlyn Moraes é docente do programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto do INPE e atua no desenvolvimento de novas aplicações dessa tecnologia ao estudo e manejo de recursos hídricos.

Programação – O SIGES ocorre até o dia 21 de outubro, com 20 minicursos, várias apresentações de trabalhos científicos e palestras, que serão realizadas no Auditório do CFI, no Campus Tapajós. O evento conta com a participação e cooperação de instituições reconhecidas por suas atuações no âmbito regional, nacional e internacional, como IFPA, IBAMA, IESPES, INPA, LBA, CEULS/ULBRA, FIT, dentre outras.

Na terça-feira, dia 18 de outubro, serão realizadas as palestras “Rede Metro Santarém e PTTs”, que será ministrada, às 19h30, pelo Prof. Antônio Jorge Gomes Abelém, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e “Governança de TI”, às 20h30, pelo representante do Comando do Exército, Luciano Sales.

Na quarta-feira, dia 19 de outubro, acontecerá a palestra “Sustentabilidade em TIC”, às 19h30, a ser ministrada pela Profa. Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, da Universidade de São Paulo (USP). Tereza Carvalho é coordenadora geral do Laboratório de Sustentabilidade em TI (LASSU) e pesquisadora do Laboratório de Arquitetura de Redes de Computadores (LARC) da USP.

Na quinta-feira, dia 20 de outubro, serão realizadas duas palestras: “Computação em Nuvens”, que será ministrada por Rodrigo Assad, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), às 19h30; e “Amazônia: Natureza e Sociedade em Transformação”, por Diógenes Salas Alves, do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens (PNPE), às 20h30.

O evento termina na sexta-feira, dia 21 de outubro, com a palestra “Habitats de inovação como instrumento de promoção de desenvolvimento sócio-ambiental”, a ser ministrada pelo Prof. Luiz Márcio Espinoza, da PUC do Paraná.

Confira AQUI a programação completa do SIGES.

Workshop – Durante o SIGES também será realizado o 1º Workshop de Geofísica Aplicada, promovido pelo Programa de Ciências da Terra da UFOPA, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geofísica da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento contará com uma série de modelos geológicos e experimentos geofísicos em escala reduzida, além de mostra de vídeos e painéis informativos sobre o que é Geofísica.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA
14/10/2011