Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Setembro Abertas as inscrições na UFOPA para Bolsas Ibero-Americanas do Santander

Abertas as inscrições na UFOPA para Bolsas Ibero-Americanas do Santander

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) e a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) lançaram o Edital 2/2011, de seleção para bolsas do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades, que visa a promover a mobilidade de estudantes de graduação, durante seis meses, entre universidades ibero-americanas.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) participa desta iniciativa, que tem como principais objetivos fortalecer o intercâmbio bilateral e a internacionalização da atividade acadêmica, criar novas frentes de colaboração, além de estreitar o relacionamento entre universidades dos países ibero-americanos por meio da construção de um espaço de conhecimento socialmente responsável.

Serão concedidas 1.000 bolsas de estudos, distribuídas entre universidades de dez países: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai. No Brasil, 49 universidades serão beneficiadas com o total de 265 bolsas de estudos, com valor equivalente a 3 mil euros cada. As bolsas concedidas terão vigência durante o 1º semestre de 2012. Os alunos da UFOPA concorrerão a 5 bolsas: os 2 primeiros colocados irão à Universidade de Talca; os outros 3 aprovados serão destinados a uma das outras 11 universidades chilenas participantes.

Os critérios para seleção dos alunos são os seguintes: 1) o aluno deve estar matriculado a partir do 5º semestre; 2) ter perfil entre bom e excelente; 3) seleção em ordem decrescente acerca da média geral do histórico escolar, ou seja, das maiores médias para as menores; 4) o aluno não pode ter sido reprovado em nenhuma disciplina.

As inscrições vão de 1º a 25 de setembro de 2011. Os alunos da UFOPA interessados em concorrer a uma bolsa devem preencher o formulário disponível no endereço eletrônico http://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/iberoAmericanas.aspx. Após o preenchimento do formulário eletrônico, os interessados devem comparecer à PROEN (Campus Tapajós), munidos dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de matrícula e histórico escolar.

De acordo com o cronograma do processo de seleção, a lista com o nome dos alunos selecionados será divulgada dia 20 de outubro de 2011, e em 30 de outubro ocorrerá uma reunião da PROEN com os alunos contemplados. Confira o edital AQUI.

Comunicação/UFOPA

1º/9/2011