Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Setembro Inscrições encerradas para o Ciclo de Palestras do PGRNA

Inscrições encerradas para o Ciclo de Palestras do PGRNA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza nos dias 3 e 4 de outubro, em Santarém (PA), o 1º Ciclo Integrado de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PGRNA), o qual tem por objetivo divulgar as pesquisas realizadas pelos docentes do PGRNA, fortalecer parcerias entre os pesquisadores da UFOPA e de outras instituições, e estimular a participação dos alunos nas pesquisas desenvolvidas pelos membros do programa. O evento acontecerá no Auditório do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), situado no Campus Tapajós, bairro do Salé.

Durante o evento serão realizadas 11 palestras que abordarão temas relacionados às linhas de pesquisa do PGRNA: Bioprospecção e Manejo de Recursos Naturais; Processos de Interação da Biosfera-Atmosfera; e Conservação e Genética da Biodiversidade. O encerramento contará com a participação do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Marcos Ximenes, que ministrará palestra sobre a situação atual da pesquisa e pós-graduação desenvolvidas pela instituição.

Segundo o Prof. Rodrigo Fadini, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), todas as duzentas vagas abertas para o evento já foram preenchidas. “Este é um momento importante para uma instituição que pretende se tornar referência na pesquisa e pós-graduação da região Oeste do Pará. É importante também salientar que este não é um evento fechado aos membros do programa. Ao contrário. O objetivo é promover as parcerias entre instituições e pesquisadores, fazendo com que a pós-graduação como um todo seja fortalecida”.

Estudantes e profissionais de cinco instituições se inscreveram no evento: UFOPA (180), FIT (17), SEDUC (1), UENF (1) e UEPA (1). Os participantes terão direito a certificado se frequentarem pelo menos 6 das 11 palestras oferecidas. Outros 50 lugares serão disponibilizados para pessoas que não conseguiram se inscrever formalmente.

“Esta é a primeira vez que o Ciclo de Palestras está sendo promovido pelo PGRNA. Ele surgiu de uma necessidade dos alunos do programa que deveriam creditar uma disciplina na pós-graduação. A partir daí, a ideia tomou proporções maiores e resolvemos abrir a possibilidade para outros alunos interessados em conhecer as pesquisas desenvolvidas pelos professores e colaboradores do programa”, explica o professor Fadini, que coordena o evento.

PGRNA - Criado em 2009, o Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PGRNA) foi o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu ofertado pela UFOPA. O curso visa à formação de recursos humanos qualificados, em nível de mestrado, para atuar na docência e na pesquisa em meio ambiente, valendo-se de estratégias interdisciplinares, a fim de propiciar a geração e disseminação de conhecimentos, sobretudo em questões pertinentes ao uso inteligente da biodiversidade.

Maria Lúcia morais – Comunicação/UFOPA

22/9/2011