Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Abril Avaliação institucional é tema de seminário na UFOPA

Avaliação institucional é tema de seminário na UFOPA

O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) foi o tema da primeira palestra do I Seminário de Avaliação Institucional que aconteceu nesta quarta-feira, dia 25, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém/PA – Campus Tapajós. A palestra, ministrada pela diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), Cláudia Maffini Griboski, enfatizou os objetivos da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que estabelece as orientações para a avaliação do ensino superior no país. “A avaliação nada mais é do que conhecer a si próprio, autoavaliar-se”, esclarece a diretora.

O processo de avaliação da universidade começa com a “avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes”. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Às 14h, foi a vez da palestra do presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES/MEC), Sérgio Roberto Kieling Franco, que falou sobre o papel de uma Comissão Própria de Avaliação e os caminhos a serem percorridos na UFOPA para a realização da avaliação interna.

Segundo o professor, na autoavaliação, é preciso mostrar a realidade da universidade, e não somente suas fraquezas. Ele destacou que esse processo envolve a necessidade de sensibilização e mobilização da comunidade acadêmica, e que ele precisa ser contínuo. “A avaliação tem que ser adotada como estratégia institucional, como ferramenta de gestão”, disse.

Sérgio Kieling Franco falou, ainda, sobre a importância do diálogo entre avaliação interna e avaliação externa, sendo necessário o conflito entre as duas visões para garantir o exercício do espelho: “Por mais honesto que eu seja em frente ao espelho, há algumas coisas que não vejo”. Ele finalizou a palestra alertando para a criação de uma cultura de avaliação nas instituições, afirmando que “universidade não se improvisa; qualidade não acontece por acaso”.

Talita Baena e Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA
25/4/2012