Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Abril Congresso Estatuinte tem início na UFOPA

Congresso Estatuinte tem início na UFOPA

Teve início na manhã desta segunda-feira (2) o Congresso Estatuinte da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no Auditório do Campus Tapajós, em Santarém-PA. O congresso tem como objetivo apresentar e debater a proposta de Estatuto elaborada pela Comissão Estatuinte da Universidade, formada por representantes de professores, alunos e técnicos administrativos em educação.

A mesa de abertura foi composta pelo vice-reitor da UFOPA, Prof. Clodoaldo dos Santos, pelo presidente da Comissão Estatuinte, Prof. Joacir Stolarz de Oliveria, pelo presidente do Sindicato dos Docentes (SINDUFOPA), Prof. Luiz Fernando de França, por um representante da categoria dos técnicos administrativos, Erick Braga, e pela coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Heloise Rocha.

“É este congresso que vai consolidar o Estatuto da Universidade Federal do Oeste do Pará. Ele vai expor, claramente, os princípios e fins, os objetivos, a organização estrutural, o regime financeiro que a universidade terá”, explicou o presidente da Comissão.

Após a abertura, a manhã do primeiro dia foi dedicada à leitura e à aprovação do Regimento Interno do Congresso. À tarde haverá a Plenária de Eixos Temáticos. Já nos dias 3, 4 e 5 será realizada a Plenária Final, na qual serão discutidos e votados os 108 artigos da minuta do Estatuto. Têm poder de voto os delegados eleitos de cada uma das categorias da Comissão, mas toda a comunidade pode participar, com poder de voz.

Após aprovação pelo Congresso Estatuinte, o documento será encaminhado ao Conselho Universitário para avaliação e, uma vez homologado e aprovado, encaminhado ao MEC.

O Congresso Estatuinte é aberto ao público e tem entrada franca.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA
2/4/2012