Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Abril Procurador da UFOPA participa de evento nacional

Procurador da UFOPA participa de evento nacional

Realizou-se nos dias 28 a 30 de março último, na cidade de Salvador, BA, o IX Encontro Nacional do Fórum dos Procuradores-Chefes das Instituições Federais de Ensino Superior, que abrange todas as universidades federais, evento do qual participou o representante da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), procurador federal Bernardino Ribeiro. O encontro, que é semestral, tratou de uma rica programação científica e contou com as presenças de nomes de destaque da advocacia pública, dos órgãos de controle externo e dos tribunais superiores do país.

A conferência de abertura foi feita pelo procurador-geral federal Marcelo Siqueira Freitas e, no desenrolar da programação, fizeram-se presentes, como palestrantes, personalidades como o ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU); o ministro Ives Gandra da Silva Martins Junior, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos painéis foi desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), tendo com o palestrante e mediador o chefe da Assessoria Jurídica daquele órgão, Henrique de Sousa Lima.

Foram tratados temas como: aspectos do contencioso judicial das instituições federais; a relação das instituições com as fundações de apoio; o papel da CGU e do TCU; responsabilidade trabalhista subsidiária e temas específicos e atuais das procuradorias federais junto às instituições.

Comunicação/UFOPA
9/4/2012