Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Abril Seminário estimula cultura científica

Seminário estimula cultura científica

Há tempos a ciência deixou de ser coisa de gênio. Um exemplo disso são os resultados das pesquisas desenvolvidas por 100 estudantes do ensino médio de escolas públicas das cidades de Santarém e Oriximiná, que estão sendo apresentados no I Seminário de Extensão e I Seminário de Iniciação Científica. O evento, que acontece desde terça-feira, dia 17, e encerra-se hoje, dia 19, mostrou a importância de formar jovens com o perfil para a cultura científica, e que poderão atuar em diversas áreas do conhecimento.

O bolsista Adriano Lucas da Silva Carvalho, estudante da Escola Estadual Pedro Álvares Cabral, é um exemplo desses jovens que viveram a experiência da cultura e produção científica, graças ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFOPA). “A pesquisa me ajudou a aguçar uma visão crítica sobre a minha sociedade. A pesquisa científica para um aluno do ensino médio ajuda este aluno enquanto pessoa, mas também no rendimento do aluno rumo à universidade. E isso vai enriquecendo o conhecimento do aluno, que a partir da pesquisa começa a ter outro olhar sobre a sociedade”, diz o bolsista, participante do projeto CETOPS, orientado pela Profa. Ediene Pena Ferreira. Adriano Carvalho até já planeja novas pesquisas. “Com o meu contato com a área de Letras, pretendo fazer meu curso superior nesta área e também continuar colaborando com as pesquisas sobre histórias sociais do português brasileiro”, projeta o bolsista.

O papel do jovem cientista

Antes da jornada de apresentação dos 13 trabalhos do Programa PIBEX/UFOPA e do Programa de Extensão (PROEXT/MEC), os alunos participaram da palestra “Mudanças ambientais na Amazônia: o papel dos futuros cientistas”, proferida pelo Prof. Dr. Rodrigo Silva, membro da Academia Brasileira de Ciências.

Conceitos importantes como o de clima, mudanças climáticas e meio ambiente foram abordados pelo professor, que, além de abordar os conhecimentos da Física, destacou também a missão desses estudantes que iniciaram a sua vida científica. “Os futuros cientistas têm a missão de desenvolver um paradigma, um modelo no qual se trabalhe os benefícios sociais, econômicos, e ambientais de forma integrada, racional, baseado na ciência, na tecnologia, e na formação de qualidade”, destaca o palestrante.

Também participaram da cerimônia de abertura do seminário o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica em exercício, Prof. Dr. Ricardo Bezerra de Oliveira; o Prof. Dr. Domingos de Jesus Rodrigues, representante do Comitê Externo do CNPQ, docente da UFMT e avaliador dos trabalhos do seminário; a diretora de pesquisa da UFOPA, Profa. Ediene Pena Ferreira; e o coordenador de projeto de extensão, Prof. Dr. Hugo Alex Carneiro Diniz.

Serviço: Nesta quinta-feira, dia 19, continua a apresentação dos trabalhos dos bolsistas. E às 19 horas, no Auditório Tapajós, haverá a palestra “O que fazer quando nossas perguntas não são respondidas ou quando as respostas não nos satisfazem”, com o Prof. Dr. Domingos Diniz, pesquisador e diretor do Campus UFOPA, em Oriximiná.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA
19/4/2012